Publicidade Continue a leitura a seguir

10 coisas que nos ajudam a manter confortáveis ao volante

ESPAÇO E ERGONOMIA O design exterior atrai, mas o o design interior que leva à compra de um automóvel. Isto porque um condutor e a sua família têm que saber que se vai sentir confortável nos anos que se seguem. Espaço para as pernas e para a cabeça, posição das costas e localização dos comandos e dos espaços para a arrumação de objetos vão ser cada vez mais importante à medida que uma viagem se torna uma experiência familiar, em vez de uma simples viagem para outro sítio.
CONECTIVIDADE E SERVIÇOS ONLINE À medida que os condutores vão deixando de se preocupar com o controlo do automóvel, vão ter cada vez mais tempo para se preocuparem com o entretenimento. Integração com o smartphone, para chamadas, mensagens instantâneas, ler e-mail, fazer compras ou encontrar um restaurante, bem como ouvir música, recorrendo a vários aplicativos.
SISTEMAS DE NAVEGAÇÃO Hoje em dia, ninguém tem desculpa para chegar atraso ou se perder, nem vai precisar de parar para pedir direções. Cada vez mais automóveis vão ter sistemas de navegação, que estão cada vez mais avançados e lhe vão permitir encontrar algo específico como o número de uma porta de uma rua, bem como serviços próximos como farmácias, oficinas e supercarros.
BANCOS AQUECIDOS O conforto em viagem passa por vários elementos. E no inverno, com o frio que está na rua, uma pessoa quer aquecer-se o mais depressa possível quando entra no carro. E os bancos aquecidos passam calor para o corpo humano mais depressa que o sistema de ventilação.
SENSORES BIOMÉTRICOS Enquanto não chegam os automóveis 100% autónomos, o carro já vai ajudar o condutor a sentir-se confortável. Para isso, vários sensores vão monitorizar os movimentos, a posição dos olhos, os batimentos cardíacos e a respiração e avisar o condutor quando estiver distraído, cansado ou desidratado.
INSONORIZAÇÃO Enquanto existirem automóveis com motor a gasolina ou Diesel, o barulho vai ter influência no conforto dos ocupantes. Por isso, a insonorização tem vindo a subir de qualidade. Na maior parte dos automóveis, o barulho do motor quase não se sente no habitáculo, e ruídos e vibrações causados pela estrada e pelo movimento do carro também são absorvidos pela carroçaria e várias peças que contribuem para o isolamento.
SENSORES, CÂMARAS E ÂNGULO MORTO Uma pessoa vai deixar de se contorcer toda para fazer manobras ou para olhar noutras direções. Em vez disso, sensores e câmaras espalhados à volta do carro (incluindo na traseira) medem as distâncias em todas as direções, permitindo ao condutor ter uma visão a 360 graus diretamente a partir do carro, e recebendo avisos sonoros em caso de aproximação de obstáculos ou outros automóveis.
CRUISE CONTROL Nem sequer é preciso esperar pelo futuro, isto já acontece muitas vezes. Em auto-estrada, o condutor já nem precisa de se preocupar com a aceleração e travagem com os sistemas atuais, que se adaptam à distância para o carro da frente, deixando o condutor com as pernas descansadas numa longa viagem.
ESTACIONAMENTO AUTOMÁTICO Cada vez mais pessoas têm menos paciência para manobras de estacionamento. Não interessa o espaço, muitos condutores já preferem deixar de esticar o pescoço para ver os cantos do carro e deixar os sensores detetarem a distância para o sistema "encaixar" o automóvel no espaço disponível. O condutor só tem que esperar um minuto para completar a manobra e sair do carro.
CONDUÇÃO AUTÓNOMA É um futuro que se aproxima a passos rápidos. Cada vez mais funções da condução estão a ser passadas para sistemas de inteligência artificial, até o automóvel assumir toda a condução, fazendo com que o condutor, um dia, não tenha que se preocupar com nada do que se passa na estrada.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os automóveis modernos são mais confortáveis que qualquer modelo do passado. E este conforto vai muito além da posição de condução ou da qualidade de som do rádio. Existem cada vez mais sistemas eletrónicos nos carros, alguns deles a passarem pela metamorfose para sistemas de inteligência artificial, que contribuem para tornar a experiência de condução ou uma viagem mais interessante, e permitindo ao condutor ficar mais descansado e menos preocupado com as tarefas de condução.