Publicidade Continue a leitura a seguir

Aprenda 10 boas maneiras para ser um condutor civilizado

Indique que notou a presença dos outros condutores Se alguém o deixar entrar numa faixa, ou fizer sinal para o deixar ultrapassar, faça um gesto para agradecer. É boa educação.
Não conduza na berma Quando há filas nas auto-estradas, há quem faça alguns quilómetros na berma para escapar ao trânsito. Ao fazer isso, está a criar um obstáculo. A berma é só para emergências reais.
A faixa de saída é só para sair Há quem use o asfalto adicional das faixas de saída para ziguezaguear entre o trânsito. Use a faixa de saída só se for mesmo sair de uma estrada, caso contrário pode criar uma situação de perigo.
Não ande colado ao carro da frente Deixe sempre um espaço entre o carro à sua frente. Além de ser perigoso caso o outro veículo trave repentine, também está a pressionar o outro condutor.
Deixe os outros carros passarem Se estiver a circular devagar numa estrada e tiver muitos carros atrás de si, encoste para os deixar passar. Assim evita criar filas de trânsito.
Buzine menos Evite usar a buzina. Só quando for mesmo para avisar outro condutor, não porque está com pressa e quer que saiam da sua frente.
Deixe os outros entrarem na faixa Quando encontrar uma faixa de acesso à estrada, deixe os carros que vêm dessa direção entrar, não acelere só para os bloquear. Também evita criar filas de trânsito.
Ignore os condutores agressivos Se alguém fizer alguma coisa estúpida à sua frente, como cortar-lhe o caminho, ignore. Respire fundo, o outro carro já desaparece e nunca mais vai vê-lo.
Sinalize quando estacionar Use o pisca para sinalizar a sua intenção de estacionar, mesmo antes de encontrar um lugar. Assim avisa os outros condutores para manter a distância.
Não se distraia ao volante E não estamos a falar só do telemóvel (que é proibido). Também não é para ir tirando fotografias, nem para comer refeições inteiras, ler o jornal ou arranjar-se ao espelho.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Conduzir devia ser simples. É só pegar no carro e ir até ao sítio que queremos ir. Mas existem outros obstáculos na estrada. Nomeadamente, outros carros e outros condutores, que são chatos e não nos deixam passar… Espere! Calma!

O outro condutor está a pensar o mesmo de si. As estradas são para todos usarem e ninguém tem mais direitos que os outros. Por isso, faça um esforço, não seja “o chato”, seja antes um exemplo e aprenda uns truques para facilitar a vida para as outras pessoas na estrada.