Publicidade Continue a leitura a seguir

Calor: Quatro coisas que não pode ignorar no seu carro

Sistema de refrigeração: A ocorrência de sobreaquecimento no motor é um indício de que algo está seriamente errado com o seu funcionamento. Assim, é fundamental que preste muita atenção ao indicador da temperatura do motor. Porém, para que não chegue a um ponto drástico, convém efetuar a revisão frequente de todo o circuito de refrigeração, mas pode também verificar em casa o nível do líquido presente no reservatório dedicado. Utilize um anticongelante apropriado e lembre-se que o mesmo vai perdendo as suas propriedades com o tempo. As oficinas especializadas recomendam uma mudança do líquido anticongelante entre 2 e 4 anos. Tenha atenção também a fugas no sistema.
Materiais sujeitos a desgaste: Note que o habitáculo pode-se tornar numa espécie de estufa quando o clima aquece, pelo que muitos dos materiais estão sujeitos a um desgaste forte, sobretudo as borrachas, embora a pele do volante ou da alavanca da caixa também possam apresentar danos severos com a temperatura elevada. Além disso, não deixe alimentos ou restos de comida no interior por largos períodos de tempo.
Pneus: Sujeitos já ao aumento da temperatura com o efeito da fricção causada pelo rolamento, os pneus estão sujeitos a um desgaste prematura quando o calor é mais forte. Esse desgaste é maior quanto mais desajustada for a pressão dos pneus, pelo que é muito importante ter a pressão sempre nos valores previstos pelo fabricante do veículo, respeitando também as condições de carga a bordo. Além disso, deve verificar o estado dos mesmos.
Ar condicionado: Ao longo dos meses de inverno, é um sistema que poucos utilizam no seu carro, sendo muito mais frequente recorrer-se a ele nos meses de verão. No entanto, devido ao tempo de inutilização, pode não estar nas melhores condições quando precisa dele com o tempo quente. Falta de carga ou detritos/poeiras acumuladas podem-se tornar incómodos importantes quando a temperatura exterior já passa dos 30 graus.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A chegada do verão é sinónimo daquele que é um dos períodos favoritos dos portugueses, que aproveitam a época estival para as suas férias e para longas viagens de automóvel. Contudo, quando o calor se torna mais intenso, é fundamental ter o carro nas melhores condições para evitar problemas de maior.

Convém não esquecer que os motores dos veículos funcionam a temperaturas bastante elevadas e que o aumento da temperatura ambiente pode ser um fator prejudicial para a segurança dos ocupantes caso o sistema de refrigeração não esteja em condições perfeitas de funcionamento. Mas, existem outros aspetos que deve observar no que diz respeito à ‘saúde’ do carro.