Publicidade Continue a leitura a seguir

Comprar carro em segunda mão: Sim ou não?

Pesquisar, pesquisar pesquisar... Ponto de partida para a compra de um carro em segunda mão, o ato de pesquisa deve ser feito de forma exaustiva. Na era da Internet e com diversos portais de anúncios de automóveis, não faltam 'materiais' de pesquisa a partir do momento em que se decide a enveredar por esse caminho. Assim, procure nos diversos sites o modelo que mais se adequa a si e se se enquadra no orçamento definido.
Vantagem: imediatez Quer um carro novo de cor azul com jantes de 18 polegadas e o interior na combinação preto/cinzento que viu naquele ensaio do Motor24? Pois, no concessionário dizem-lhe que há quatro meses de tempo de espera. Com um carro usado isso não acontece, já que o veículo está usualmente pronto para passar para seu nome. Na melhor das hipóteses, pode ser o feliz proprietário de um automóvel em poucas horas...
Vantagem: o preço Naturalmente, este tem de ser o primeiro ponto a surgir como vantagem no ato de compra de um carro de ocasião. Os carros de segunda mão são menos dispendiosos no ato de compra, havendo ainda assim diferenças na aquisição a um concessionário e a um particular. Este último pode vir a compensar, embora seja mais arriscado.
Vantagem: tanta escolha No mercado de ocasião há quase um carro para todos os gostos. Assim que a dica de pesquisar, que foi dada logo no início, volta a ser essencial – entre o clássico da sua adolescência e o vanguardista de há dois anos, há muito por onde olhar.
Vantagem: retenção de valor Vale a pena recordar que a aquisição de um carro novo tem, desde logo, associada uma depreciação monetária que ronda os 20%. Ao comprar um carro usado, não sofre essa desvalorização e, se fizer uma boa manutenção, no momento em que o quiser passar a outro comprador, não irá perder muito dinheiro.
Desvantagem: garantia Aqui, entramos no capítulo das desvantagens com a mais óbvia: a redução da garantia. Com um pouco de sorte, atendendo ao facto de hoje muitas marcas concederem períodos de garantia mais extensos, poderá até adquirir um ainda na garantia de fábrica. Mas, seja como for, a legislação indica que qualquer bem móvel tem dois anos de garantia, embora um acordo firmado entre comprador e vendedor possa reduzir essa garantia a um ano por parte do vendedor. A garantia terá de abarcar todas as peças e nunca deve aceitar renunciar ao prazo mínimo de garantia – 1 ano. Entre particulares, não há garantias, mas no período de seis meses imediatamente a seguir pode alegar que as características do veículo não eram as anunciadas e exigir a reparação ou a anulação do negócio.
Desvantagem: problemas De forma natural, um carro usado, mesmo quando imaculado por fora, pode esconder alguns segredos menos agradáveis ao nível de mecânica ou chapa. Por isso, estranhe os preços bons de mais para serem verdade. No entanto, deve ter em atenção o estado geral do veículo, fazer-se acompanhar de um mecânico e prestar atenção ao manual de revisões para perceber se tudo foi feito corretamente e no momento devido. Seja como for, é sempre um risco, maior quanto mais antigo for o veículo.
Desvantagem: é como é Lembra-se da parte do tempo de espera nos concessionários? Outra questão que importa abordar é que o veículo de ocasião que vê na lista de anunciante é o que é. Ou seja, a sua configuração já está finalizada e qualquer mudança que você queira fazer terá de ser feita ao abrigo de transformações 'aftermarket'. Mais complicado é alterar cores e materiais, mas muitos elementos tecnológicos são até passíveis de serem atualizados com elementos fornecidos pelas marcas...

Publicidade Continue a leitura a seguir

A aquisição de um carro em segunda mão, ou de ocasião, representa um esforço menor do que sucede com um carro novo, mas nem por isso deixa de ser um valor bastante elevado a gastar para uma grande parte das pessoas.

Seja como for, ninguém tem por objetivo comprar um automóvel de ocasião em que, ao cabo de alguns dias, o caminho a seguir tenha de ser o da oficina. No entanto, têm muitas vantagens.

Com este nosso artigo, fique a saber se vale a pena apostar num carro em segunda mão e quais as suas vantagens e desvantagens.