Publicidade Continue a leitura a seguir

Correr na estrada: Dicas para o atleta e para o condutor

Se é corredor, o melhor que pode fazer é começar por evitar percursos em que a sua integridade física esteja sujeita a condicionantes externas de maior perigo, como são os percursos urbanos. Muitos deles são desadequados à prática da corrida, pelo que atravessá-los é um perigo para si e para os outros utilizadores da via, sobretudo, para os condutores de automóveis.
Se é corredor, ao aproximar-se de uma passadeira, aborde-a com cuidado e certifique-se de que o condutor do veículo mais próximo está ao corrente da sua presença. Apesar de estar numa passadeira, caso se acerque dela com a mesma velocidade de treino, o condutor pode não ter o devido tempo de resposta para imobilizar o veículo em segurança. Se é condutor, tenha especial atenção ao circular em zonas de recintos desportivos ou parques, nos quais os corredores são mais previsíveis de encontrar. Caso detete um na estrada, se quiser ser simpático, faça sinal para que ele possa atravessar a estrada em tranquilidade.
Se é corredor, não se distraia com a música. Todos sabemos que a banda sonora do filme 'Rocky' é ideal para os treinos, sobretudo quando ecoa a 'Eye of the Tiger' dos Survivor em 'altos-berros' nos auscultadores. Contudo, a música demasiado alta pode ser prejudicial no sentido em que lhe retira a atenção do ruído dos automóveis, ou até dos ciclistas.
A este propósito, se é corredor, recorde que os ciclistas também fazem parte da rede urbana de mobilidade, pelo que não só não deve correr nas faixas para eles criadas, como também deve prestar atenção aos seus movimentos na estrada.
Se é condutor, recorde dois factos simples em relação aos corredores: a primeira, que a sua movimentação é mais rápida do que a de um peão que se desloca a passo normal, pelo que pode ser mais imprevisível na abordagem à estrada e, a segunda, é que os níveis de cansaço de quem corre podem afetar a sua capacidade de atenção e, consequentemente, de reação. Com os auscultadores, a sua reação pode ser ainda mais difícil.
Se é corredor, faça por ser visto nos seus exercícios noturnos. Para quem tem uma rotina diária muito preenchida, a solução pode passar pelas corridas à noite, mas aqui o perigo aumenta para os dois lados. Os condutores podem não conseguir vê-lo de forma fácil e a distração causada por luzes pode também ser nociva para os corredores. Assim, o melhor é redobrar a sua atenção à noite, utilizar sempre o passeio e recorrer a cores fluorescentes e artigos refletores para refletir (passe-se a redundância) a luz dos faróis dos automóveis.
Se é corredor e no seu percurso tem mesmo de passar uma secção pela estrada, opte por fazê-lo de frente para os condutores, de forma a que seja visto e possa ver os carros. Recorde-se que os condutores também podem estar cansados do seu dia e que os seus reflexos podem estar condicionados por esse mesmo cansaço físico ou mental. Quando possível, faça sinal a um condutor da direção para a qual pretende dirigir-se. É sempre melhor prevenir.
Caso tenha um grupo de corrida, também muito em voga, faça por correr em fila e não em paralelo sempre que tiver de utilizar a estrada e partilhá-la com os carros. Indiquem sempre a direção para a qual pretendem seguir, utilizando as mãos e certifiquem-se de que são vistos pelos condutores.
Se é corredor, não se esqueça da documentação básica numa bolsa ou de uma folha plastificada com o número de telemóvel de um número de emergência para uma eventualidade (porque os acidentes acontecem...). Pode comprar bolsas impermeáveis à água e levar consigo o seu documento de identificação ou cartão de saúde de forma a que as suas informações sejam rapidamente partilhadas em caso de acidente (não só de atropelamento, mas até para o caso de uma lesão sofrida enquanto corre, como por exemplo, um entorse).

Publicidade Continue a leitura a seguir

A atividade desportiva é essencial para a saúde e bem-estar do ser humano, mas nem sempre a sua prática decorre da maneira mais aconselhada. Um desses exemplos dá-se com uma das tendências que atualmente mais é seguida por muita gente: a corrida (ou recorrendo a um anglicismo, o ‘running’).

São cada vez mais os praticantes desta prática, quer em locais apropriados, quer em zonas altamente movimentadas, nomeadamente nas grandes cidades, onde o espaço para as atividades físicas são mais parcos e espaçados entre si. Assim, para um corredor, o trânsito pode tornar-se num perigo se não forem tomadas as devidas cautelas, sobretudo quando este corre na estrada.

O mesmo se aplica ao condutor, que pode ter de empreender uma condução mais defensiva no caso de se deparar um com um corredor na via. Saiba o que deve fazer num caso e noutro de forma a que todos consigam coexistir em segurança.