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Fiquei com o pedal do acelerador preso. E agora?

1 - Com caixa manual: Carregue no pedal da embraiagem. É suficiente para terminar a ligação entre o motor e a transmissão, pelo que as rodas não recebem potência e o carro perde velocidade.
2 - Com caixa manual: Coloque a caixa em ponto morto. Não precisa do pedal do embraiagem, e a hipótese de ambos ficarem presos é remota. Quebra a ligação entre motor e transmissão, pelo que as rodas não recebem potência e o carro perde velocidade.
3 - Com caixa automática: Coloque a caixa em posição neutra (N). Como sistema eletrónico, tem mais probabilidade de ficar "preso", mas se funcionar, o efeito é o mesmo, as rodas não recebem potência e o carro perde velocidade.
4 - Com ambas as caixas: Puxe o travão de mão. É uma manobra mais perigosa, pois pode perder o controlo do carro mais facilmente, mas o carro vai reduzir bastante de velocidade até eventualmente parar.
5 - Com ambas as caixas: Desligue o motor. Procure evitar ao máximo esta manobra, uma vez que pode perder o controlo do carro com muita facilidade e causar um acidente grave. O carro vai perder velocidade, mas o volante vai ficar preso.

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É algo que pode acontecer, e já foi visto em algumas situações. O pedal ficar preso com a borboleta do motor completamente aberta, e o carro continua a acelerar até atingir velocidades elevadas, criando uma situação de perigo extremo na estrada. Embora seja possível tentar desprender o pedal, puxando-o com o pé ou até com a mão. Existem outras opções que podem ser levadas em conta e que podem ser mais seguras para toda a gente na estrada.