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Gasóleo simples ou premium, vale a pena pagar mais?

Na hora de abastecer, os consumidores preferem gasóleo simples porque é mais barato. Mas será bom negócio?
Antes de chegarem ao cliente final, os combustíveis passam por circuitos e processos diferentes.
Aditivos oxigenadores Ao permitir uma maior presença de oxigénio no combustível, facilitam a combustão, evitando níveis superiores de poluentes nos gases são libertados para a atmosfera pelo sistema de escape.
Aditivos detergentes Desenvolvidos para diminuir os resíduos deixados pelo gasóleo no interior do motor, permitindo que as partes em contacto com o combustível possam manter-se impecáveis.
Conclusão Principalmente nos motores mais modernos, em que o controlo eletrónico é mais sensível, e tendo em conta a diferença de preços, a utilização de combustíveis aditivados é altamente recomendada. Todos os estudos comparativos confirmam o impacto a longo prazo dos aditivos no motor e sistema de injeção, que apresentam menor desgaste e mantêm as suas características originais. Logo, a poupança imediata à saída da bomba pode não compensar…

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Diesel simples ou premium? Na estação de serviço serão poucos os automobilistas com dúvidas na hora de abastecer o depósito do carro…

Numa altura em que os orçamentos familiares não esticam, o preço será preponderante na escolha entre os dois tipos do mesmo combustível. Normalmente, a mão desliza para a mangueira do gasóleo simples, mais em conta.

Mas será que os condutores conhecem realmente as vantagens de utilizar um gasóleo de qualidade superior? Quais as diferenças?

Atualmente, a maioria dos fabricantes recomenda os dois combustíveis, o que pode levantar dúvidas sobre a alegada qualidade superior, maior economia e proteção daquele gasóleo aditivado em relação ao mais barato. Até porque ambos cumprem as especificações mínimas. Contudo, «antes de chegarem ao cliente final, os combustíveis passam por circuitos e processos diferentes e é aqui que as principais petrolíferas fazem toda a diferença, uma vez que os combustíveis que comercializam passam por processos avançados de ativação», assegura fonte da Galp Energia.

A principal diferença entre ambos está na presença de um componente, o cetano. O número de cetano (NC) é um indicador da qualidade de ignição de um Diesel, e mede a rapidez com que este combustível entra em ignição a uma dada pressão e temperatura. Quanto maior é este índice, menor é atraso entre a sua injeção e o início da combustão. Mais: melhorias no arranque a frio de um motor, no funcionamento do motor ou nas emissões podem estar diretamente relacionadas com a presença deste elemento.

Usando a marca Repsol como exemplo, encontramos no gasóleo simples um índice de cetano de 51, enquanto no Diesel premium este valor aumenta para 55. A diferença de preço entre ambos a data deste artigo: 6 cêntimos por litro…

Nesta equação, não esquecer que gasóleos de qualidade superior incorporam uma série de aditivos, para um melhor cuidado do motor, graças às suas propriedades estabilizantes, detergentes e anticorrosivas, métodos, que segundo os fabricantes, ajudam a prolongar a vida útil da mecânica. Estes químicos limpam e lubrificam o sistema de alimentação, removem os depósitos prejudiciais, melhoram a combustão, além de otimizar o desempenho do motor.