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Os motores turbo gastam mais óleo?

O turbocompressor necessita de óleo para garantir a fricção entre peças que giram a velocidades de cem mil rotações por minuto (15 a 20 vezes mais rápido que o motor em si). Esse movimento gera calor adicional, que é dissipado pelo óleo, pelo que o turbo acaba por consumir mais óleo nas sua operação normal do que o próprio motor.
Se a pressão de óleo baixar, o veio dentro do do turbocompressor poderá ser a primeira prova a avariar. Sem óleo, o veio ficará sólido no interior. Em casos extremos, quanto mais tempo passar sem lubrificação, mais hipótese há de algo se partir, destroçando o turbo por dentro.
Sem lubrificação, o turbo vai começar a ter peças ou pedaços metálicos soltos no interior, pelo que deverá ser imediatamente substituído. Se não o fizer, estas partículas metálicas passarão pelo sistema de admissão do motor, podendo causar danos ainda mais graves e onerosos que uma simple substituição do motor.
Para impedir avarias e danos, e garantir a lubrificação eficaz do motor, deverá não só fazer a substituição do óleo e dos filtros respeitando a quilometragem de manutenção, como poderá necessitar de cuidados adicionais, incluindo desmontagem e limpeza do reservatório, bomba de óleo e tubagens.

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Hoje em dia, todos os motores Diesel novos são equipados com turbocompressor, enquanto os motores a gasolina estão a ficar mais pequenos e também a receberem um turbo para poderem contar com o mesmo nível de potência. Mas esta peça adicional também significa que vai necessitar de ter cuidados adicionais para manter a saúde do motor, especialmente ao nível da lubrificação.