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Prepare-se para o tempo frio; todas as dicas para evitar avarias

•Adicionar um produto anti-congelante à água do esguicho do limpa pára-brisas – não esquecer uma embalagem de reserva; verificar as escovas do limpa pára-brisas, se necessário substituí-las
•Verificar os sistemas de iluminação: não se esqueça dos faróis de nevoeiro;
•Eventuais pequenos danos na chapa metálica devem ser reparados para evitar a entrada de humidade e a criação de ferrugem; A carroçaria deve ser polida com cera, assegurando uma melhor proteção
•Verificar o nível e o estado do óleo lubrificante do motor; No caso dos motores Diesel, o arranque e frio é facilitado quando o óleo é menos espesso (por exemplo, 5W), se necessário, deve mudar o óleo.
•Observar o estado dos isolamentos de borracha das portas, que devem ser conservados com um produto para o efeito; Aplicar um spray de silicone nas borrachas isolantes das portas, janelas, capot e bagageira para evitar que congelem ou degradem com a exposição à água suja e lama
•Pneus: em climas como o nosso, não se justifica a troca para pneus de Inverno (ditos de chuva), mas os que estão montados devem ter, pelo menos, quatro milímetros de altura do piso. Aumente a pressão dos pneus em cerca de 0.2 bar;

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É fundamental manter o veículo apto a servir numa época particularmente agressiva para alguns componentes mecânicos. E é antes de começar a verdadeira época do frio, que o automóvel se prepara para todos os imprevistos. Saiba por onde começar!

Com o aproximar do final do ano, é altura de perceber que automóvel também irá sofrer com os rigores do inverno que se avizinha. Os especialistas sugerem a verificação atenta do estado dos componentes mais expostos do veículo, embora não sejam apenas estes que mais sofrem com o frio intenso: as mecânicas e todos os sistemas que as fazem funcionar pedem também cuidados redobrados.

Dicas para poupar a bateria

Está provado que as baterias “tremem” à medida que os termómetros descem aos zero graus, perdendo mesmo parte da sua capacidade. Embora, em Portugal, o mercúrio do termómetro não desça sempre a valores tão baixos, fica o alerta: se o líquido que a bateria contém atinge temperaturas perto do ponto de congelação a eficiência desta reduz-se a praticamente metade. E, sobretudo para quem não pode guardar o automóvel durante a noite numa garagem, é importante restringir a utilização de todos os consumidores de energia, principalmente com o motor a funcionar a frio.

Outra regra de ouro: respeitar o tempo de ação do sistema de pré-aquecimento dos motores Diesel. Evitar fazer trajetos curtos frequentes e tentar não esforçar o motor antes de atingir a temperatura ideal de funcionamento (5 a 10 minutos, de acordo com a temperatura exterior).

No caso de a bateria descarregar, não teime na tentativa de ignição, porque estará a afetar gravemente o motor de arranque.

Mas há mais componentes que deve observar corretamente, percorra a galeria com os pontos a verificar para garantir que passa um inverno tranquilo.