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Sobreaquecimento do motor: Porque é que acontece?

Manter o nível: Nos motores de combustão interna, o sistema de refrigeração é essencial para o correto funcionamento do mesmo. O radiador conta com líquido de refrigeração específico (anticongelante), que ajuda a manter a temperatura do motor sob controlo. Trabalhando em circuito fechado, o líquido refrigerante mantém a temperatura constante durante a condução, ajudando a dissipar o intenso calor que os motores produzem. O sistema de refrigeração conta ainda com o radiador, ventoinha e uma bomba para fazer circular o líquido anticongelante, que recebe esta denominação porque resiste às baixas temperaturas do inverno.
Termóstato: Tal como o termómetro serve para medir a temperatura do corpo humano, o termóstato mede a temperatura do motor. Como funções, o termóstato deve atuar no processo de aquecimento do veículo a frio – ajudando que o motor demore mais tempo do que o desejável a chegar à sua temperatura normal de funcionamento, usualmente entre os 90 e os 100 graus centígrados – e a quente – ajudando a refrigerar o motor ao permitir a passagem do líquido refrigerante para o sistema. Caso não funcione corretamente ou não permita a circulação do líquido, o motor poderá sobreaquecer.
Radiador entupido: O radiador é peça fundamental neste esquema, pelo que se estiver entupido ou com detritos, a passagem do líquido refrigerante é afetada e a temperatura não é dissipada de forma tão rápida, colocando em risco o motor. O líquido entra no radiador e é aí que se opera o seu arrefecimento devido ao ar mais frio, seguindo depois para o motor. A inspeção do radiador é fundamental para tentar perceber se o problema está aqui. Além disso, é importante verificar o aperto de todos os tubos que ligam ao radiador. Pequenas fugas de líquido podem ocorrer nestes casos, devido a abraçadeiras em mau estado ou mal apertadas.
Bomba de água: Problemas com a bomba de água podem também significar o sobreaquecimento do motor por dificuldades na circulação do líquido. Esta situação é de mais difícil deteção.
E a tampa? Pode parecer uma razão simplista, mas a tampa do radiador é, por vezes, também causadora de dissabores. Mal apertada ou corroída pelos anos, pode deixar escapar pressão, o que leva o sistema de refrigeração a funcionar de forma errónea. No entanto, cuidado! Nunca tente verificar o aperto da tampa com o motor quente.
Ventoinhas: A ventoinha, como já se percebeu, tem um papel também muito importante no arrefecimento do motor, ao refrigerar o líquido no interior do radiador. Caso não tenha a força necessária ou esteja danificada, a ventoinha não irá conseguir ‘soprar’ o ar frio necessário para o radiador.
Por certo que já ouviu a ventoinha a trabalhar quando está parado no trânsito: é a forma do sistema de refrigeração indicar que está a funcionar para combater o excesso de calor e é mais necessária no trânsito intenso. Como se vê, desprezar este sistema podem ser catastróficas, seja por falta de verificação dos níveis de líquido de forma recorrente, seja por causa de uma qualquer fuga – que uma verificação identificaria. Poças sob a zona do motor – mais concretamente, na parte dianteira – podem indicar fuga.

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Na lista de cenários catastróficos que podem ocorrer nas viagens de verão, o sobreaquecimento do motor do carro é um dos problemas mais temidos. Esta circunstância torna-se mais provável quando a temperatura ambiente sobe para valores tórridos e o veículo acusa a pressão, seja por problemas técnicos (com o termóstato, por exemplo), seja por falta de manutenção apropriada (falta de verificação do líquido de refrigeração).

Em casos mais extremos e se não for detetado a tempo durante a condução, o sobreaquecimento do motor pode resultar num incêndio que, não raras vezes, destrói o automóvel na sua totalidade, além de colocar em risco os passageiros e os outros utentes da via.

Assim, no trânsito, se começar a cheirar a queimado no interior do veículo e se o cheiro for mais intenso junto às saídas de ventilação do habitáculo ou se houver mesmo fumo a sair dos mesmos, pare o carro o mais rapidamente possível e em segurança para poder, a seguir, lidar com o problema da melhor forma, sendo que o primeiro passo é chamar auxílio especializado.

Mas, sabe porque é que o motor pode sobreaquecer? Nós explicamos!