Publicidade Continue a leitura a seguir

Este é o tipo de calçado que não deve utilizar a conduzir

CONDUZIR DESCALÇO É perigoso pois uma parte do corpo fica exposta a lesões simplesmente por bater em qualquer recanto do habitáculo, quanto mais num acidente. Quem conduz descalço também costuma deixar os sapatos junto ao banco, o que poderá tornar-se um obstáculo para os movimentos dos pés.
CONDUZIR DE CHINELOS OU SANDÁLIAS Utilizar este tipo de calçados é quase tão mau como conduzir descalço. Primeiro, com calçado aberto tem o mesmo risco agravado de sofrer lesões num acidente ou mesmo em condução normal, segundo porque os chinelos em particular, ao não estarem presos ao pé, podem soltar-se, tornando-se um obstáculo para os movimentos ou para os pedais.
CONDUZIR DE SALTOS ALTOS Os saltos altos podem causar um perigo na condução pois alteram a posição do pé, tornando movimentos mecanizados mais difíceis. Quanto mais fino o salto, pior é a base de apoio, podendo até falhar o toque num pedal, ainda mais perigoso quando é preciso travar.
CONDUZIR DE TAMANCOS OU CROCOS Oferecem mais apoio que chinelos e que saltos altos, protegendo também os dedos dos pés. No entanto, este tipo de sapatos costuma não ser preso (crocos têm uma fivela, mas nem toda a gente a usa), tal como os chinelos, pelo que poderão soltar-se durante a conduação.
CONDUZIR COM CERTOS TIPOS DE BOTAS No campo oposto estão as botas, que na maior parte dos casos não constituem qualquer obstáculo à condução. No entanto, algumas botas mais grossas poderão ser pesadas demais se necessitar de mover os pés rapidamente numa emergência, ou poderão limitar as sensações a controlar os pedais. Botas de borracha não são tão grossas, mas poderão causar algumas dificuldades com os movimentos.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Caso tenha ouvido falar que é proibido conduzir descalço ou de chinelos, não se preocupe. Em Portugal, não há nada na lei que proíba especificamente conduzir desta maneira. Isto não quer dizer que o deva fazer, pois nestas condições não tem a mesma sensibilidade a mexer os pés e pode causar situações de perigo.

Este não é o único tipo de calçado que deve evitar. Existem outros tipos de sapatos que não são ideais para utilizar quando estiver a conduzir, recomendando-se sempre sapatos que tenham bom apoio lateral, cuja sola não escorregue, que não possam ficar presos em lado nenhum, e que lhe permita mover os pés rapidamente em caso de emergência.