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Suzuki Swift Sport 1.4T: Um dia todos chegamos à idade adulta

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Fruto de uma colaboração entre a Suzuki e a General Motors, o pequeno utilitário japonês chegou até nós há 36 anos. Em meados dos anos 1980, fez a felicidade de muitos jovens recém-encartados que viram nele uma alternativa aos restantes “turbos” e “gti’s” da época, mas deixava os pais em sobressalto. A receita era simples: um motor multiválvulas com 1300 cc a debitar uns generosos 101 cavalos que, aliados ao peso bem abaixo dos mil quilos, resultava num pequeno míssil para as estradas da altura.

Naturalmente citadino, o Swift Sport sente-se como “peixe na água” a nadar no trânsito urbano

A última geração do Swift Sport está munida de um motor com quatro cilindros e 1400 cc turbo, a marca chama-lhe Boosterjet e produz 129 cv às 5500 rpm, menos 11 cv que a geração anterior. Entretanto, com as regras de emissões mais apertadas, a Suzuki equipou o novo Swift Sport com um sistema mild-hybrid 48 V, e o conjunto com a bateria de iões de lítio colocada debaixo do banco do passageiro da frente pesa agora 1020 kg – mesmo assim é mais leve do que a concorrência. O design agressivo não deixa ninguém indiferente. Naturalmente citadino, o Swift Sport sente-se como “peixe na água” a nadar no trânsito urbano e as suas pequenas dimensões facilitam na hora de procurar estacionamento.

No entanto, não se nega a proporcionar bons momentos de condução a quem se sente atrás do volante, desde que escolha a estrada certa. Aos comandos, o condutor vai sentado numa posição alta e os bancos oferecem um bom apoio lateral. Tanto o volante, como a alavanca das mudanças estão bem posicionados e contribuem para uma condução muito divertida. A segurança foi melhorada e conta agora com ajudas, como a deteção de ângulo morto e trânsito na retaguarda, reconhecimento de sinais de trânsito e câmara traseira de estacionamento.

o comportamento dinâmico revela-se muito gratificante para quem goste de conduzir em estradas com algum nível de exigência

No quadrante de instrumentos temos dois mostradores analógicos circulares e um pequeno LCD ao centro, onde além das tradicionais informações disponibilizadas pelo computador de bordo, podemos ainda ver gráficos animados do turbo, bateria do sistema híbrido, etc. O “infotainment” é-nos apresentado num ecrã tátil de 7 polegadas e tem navegação incluída, bem como Apple Car Play e Android Auto, mas o grafismo tem baixa resolução e todo o sistema de menus fica com um aspeto datado e difícil de operar. Ainda temos comandos do sistema de ar condicionado manuais, por meio de botões rotativos, mas o controlo do volume de som passou a ser tátil, seguindo a tendência atual. O espaço a bordo acomoda quatro adultos ou dois adultos e três crianças na fila de trás, a qualidade dos materiais é razoável verificando-se a existência de alguns detalhes a vermelho na decoração, e muitos plásticos duros, o que é expectável dentro do segmento. A bagageira não é das mais espaçosas, conta com 265 Litros, mas ainda assim é possível arrumar quatro tróleis de cabine. Apesar dos números modestos, com o cronómetro a marcar 9,1 segundos dos 0-100 km/h, o comportamento dinâmico revela-se muito gratificante para quem goste de conduzir em estradas com algum nível de exigência com retas curtas e muitas curvas. Nestas condições, a 3ª velocidade vai ser a nossa melhor “amiga” quando estamos a explorar a faixa de rotação ideal do motor. A direção é precisa e a firmeza da suspensão ajuda-nos a entrar em curva, mas sente-se a reação da traseira às transferências de massa, por isso é preciso uma atenção redobrada caso de desligue o ESP com o piso escorregadio.

Ao circular na cidade o Swift Sport consegue ser confortável. Apesar da afinação da suspensão algo firme, mesmo com o auxílio semi-híbrido é difícil fazer consumos abaixo dos 7,0 l/100 km, só em auto-estrada conseguimos valores abaixo dos 6,0 l/100 km. Esta geração do Suzuki Swift Sport está crescida, mais madura, mais eficiente e mais utilizável no dia-a-dia. Talvez já não seja a escolha dos jovens recém-encartados, pois um dia acabamos todos por crescer.

Ficha técnica
Suzuki Swift Sport 1.4 Boosterjet Hybrid 48V
Motor: 4 cilindros em linha 1373 cc Injeção direta, turbo
Potência: 95KW 129 cv/5500 rpm
Binário: 235/2.000-3.000rpm
Motor elétrico: síncrono
Potência: 10KW (13,6CV) / 3.000rpm
Tração: dianteira
Caixa de velocidades: manual de 6 velocidades
Comprimento/Largura/Altura: 3,890 / 1,735 / 1,495 m
Distância entre eixos: 2,450m
Mala: 265 litros
Depósito de combustível: 37 litros
Pneus: 195/45R17
Peso: 1020 kg
Vel. máxima: 210 km/h
Acel. 0-100 km/h: 9,1 s
Consumo médio: 6,5 l/100 km
Emissões de CO2: 127 g/km
Preço: 22,913.00 euros