Publicidade Continue a leitura a seguir

Fiesta ‘proibida’: Sete versões deste Ford que nunca viu na estrada

Ford Ghia Corrida: A base era a do Fiesta, mas o seu estilo apontava numa direção tremendamente futurista. O Ghia Corrida Concept foi apresentado no Salão de Turim de 1976 e destacava-se pelas suas portas de abertura ao estilo de gaivota, mas com acionamento hidraúlico. Com linhas semelhantes às de uma cunha, o Ghia Corrida mostrava ainda um enorme óculo traseiro e para-choques curto e levantado.
Ford Fiesta Fantasy: Uma pick-up de dimensões muito compactas foi o que a Ford procurou realizar com este Fiesta Fanatsy, um estudo apresentado em 1978, mas que também nunca chegou à fase de produção.
Ford Fiesta Tuareg: Pensado para os caminhos das savanas e das areias, o Fiesta Tuareg de 1979 mostrava altura ao solo mais elevada, faróis suplementares à frente e junto ao tejadilho, pneus vincadamente 'off-road' e uma silhueta ao estilo 'shooting brake'.
Ford Fiesta Bebop: É o nome de um dos vilões das Tartarugas Ninja, mas a Ford aplicou-o também a um modelo de aspeto mais versátil no início da década de 1990, com um visual de pick-up desportiva que parecia evocar o espírito do Fantasy de 1978.
Ford Ghia Barchetta: Quiçá replicando a receita que as marcas japonesas aplicam no seu território com os 'kei-car', a Ford apresentou o protótipo de um pequeno descapotável de estilo 'barchetta' em 1983, com linhas futuristas e dinâmicas que também não saíram dos estúdios de design da Ghia.
Ford Lynx: Linx, lince, puma... uma simples ordem de raciocínio deixa transparecer que o Lynx Concept de 1996 acabou por ver muitas das linhas transpostas para o Puma, um pequeno coupé que se dedicou a batalhar com um rival denominado igualmente felina, o Opel Tigra. Se o primeiro teve base no Fiesta, o segundo recorreu ao Corsa. Outras guerras. Voltando ao Lynx, foi concebido em apenas oito semanas, para estreia no Salão de Genebra, com revestimento superior concebido em 'Gore-Tex'.
Ford Fiesta RS Concept: Altamente agressivo, o Ford Fiesta RS Concept parecia destinado à produção, mesmo que em número limitado. Contudo, este protótipo de 2004 também nunca chegou às estradas, condenado pela estratégia comercial da marca que entendeu não compensar o investimento feito com o retorno previsto das suas vendas.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Lançado em 1976, o Ford Fiesta cumpriu oito gerações e tornou-se num dos modelos mais famosos da Europa. Porém, é já sabido que o utilitário da marca americana não irá ter um sucessor direto, pelo menos em termos de nome. Antes que esse momento chegue, eis uma recordação de versões conceptuais do Fiesta que nunca chegaram à estrada.

Um dos méritos do Fiesta foi o de sempre se manter adequado à vida das cidades, mas também competente para longos trajetos, apelando a uma franja de jovens clientes que procuravam uma forma eficiente de se deslocarem no seu dia-a-dia.

Na sua mais recente geração, surgiu com novidades como o primeiro motor 1.0 EcoBoost de três cilindros com tecnologia de desativação de cilindros, uma faceta crescente de eletrificação e uma variante mais versátil denominada Active, com maior altura ao solo, procurando também a sua parte de sucesso no segmento dos SUV de segmento B.

Mas, a movimentação do mercado com a tendência crescente de eletrificação e de preponderância para os SUV ‘puros’ fizeram com que a Ford decidisse não prosseguir a ‘carreira’ deste modelo.

Além disso, o Fiesta foi também ‘montra’ para alguns protótipos bastante curiosos, que nunca chegaram à produção. Eis o resumo de alguns deles.