Publicidade Continue a leitura a seguir

Acura Integra Type S é o ‘primo’ mais discreto do Honda Civic Type R

Publicidade Continue a leitura a seguir

Recorrendo a muita da tecnologia já apresentada no Honda Civic Type R, o Acura Integra Type S demarca-se pelo estilo menos exuberante, mas ainda assim agressivo, com o mesmo motor 2.0 VTEC turbo, caixa manual de seis velocidades e jantes de 19 polegadas com pneus de alta performance.

Depois de trazer de volta a denominação Integra, a Acura alinha a sua gama para uma direção mais desportiva, com a inclusão de versão Type S, uma equivalente à Type R do Civic, recorrendo ao mesmo motor 2.0 VTEC turbo, aqui com 320 CV, e a diversos elementos de série como o diferencial autoblocante, amortecimento adaptativo, jantes de 19” e conjunto de travões de alta performance fornecidos pela Brembo.

Esteticamente, este Integra Type S demarca-se por ser mais agressivo do que a versão de base, sendo mais largo para uma pose mais musculada (todos os painéis antes do pilar A são únicos deste modelo), não faltando também para-choques mais agressivos, saída tripla de escapes atrás, grandes entradas de ar e spoiler e difusor traseiro que revelam, desde logo, a sua maior aptidão desportiva.

As maiores entradas de ar nos para-choques permitem melhorar o fluxo aerodinâmico e atender às maiores necessidades de refrigeração do motor, que conta com um radiador mais amplo para o motor turboalimentado.

O motor conta com diferentes modos de utilização, incluindo um ‘Sport+’, que acentua as suas características dinâmicas e sonoridade, graças a uma válvula de escape integrada. A caixa manual de seis velocidades é de série e é apresentada pela Acura como um elemento fundamental para uma experiência de condução emotiva, a que se junta um diferencial autoblocante mecânico (LSD) para colocar a potência no asfalto de maneira eficaz.

O chassis foi modificado para receber afinações mais desportivas, incluindo a suspensão dianteira de duplo eixo para reduzir os efeitos do ‘torque steer’, a que se junta ainda barra estabilizadora dianteira de maior diâmetro. A suspensão com amortecimento variável permite obter distintas posturas na condução, tanto em conforto como em firmeza, ao passo que as jantes de 19 polegadas, inspiradas no NSX Type S, estão associadas a pneus de performance Michelin Pilot Sport 4S.

O interior revela igualmente diversos elementos desportivos, como os bancos especiais aquecidos com Alcantara perfurada e suportes laterais reforçados para melhor suporte do corpo em curva. O Integra Type S conta apenas com quatro lugares. O volante é também desportivo em couro perfurado, ao passo que o punho da caixa de velocidades é específica do modelo, numa tonalidade anodizada. De resto, nota para o painel de instrumentos digital com ecrã de 10.2” e para o ecrã tátil central de 9.0” com ligação sem fios aos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.