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Citroën C3 Aircross: Os segredos do francês irreverente

Assim, não é de estranhar que o novo C3 Aircross tenha uma elevada versatilidade interior, obedecendo ao programa Citroën Advanced Comfort. Ao nível da habitabilidade, os cinco lugares beneficiam de modularidade consoante a ocasião: o banco traseiro de configuração '2/3' e '1/3',tem costas e bancos rebatíveis em duas partes independentes, podendo deslizar para a frente em 150 mm. Além disso, o banco do passageiro da frente pode ser rebatido, permitindo o transporte de objetos longos (até 2,40 metros).
A mala tem volume de 410 litros, sendo extensível até aos 520 litros com o assento deslizante traseiro na posição máxima para a frente e até aos 1.289 litros com o rebatimento dos encostos dos bancos traseiros.
Personalização: Chamariz importante para muitos clientes jovens, a personalização é outro dos pontos-chave do C3 Aircross. Tal como o novo C3, com o qual partilha a plataforma, o Aircross é altamente personalizável, podendo receber até 90 combinações de cores exteriores.
Dispõe de oito cores de carroçaria (Branco Natural, Preto Ink, Cinzento Misty, Cinzento Cosmic, Vermelho Passion, Azul Breathing, Bege Sable, Laranja Spicy), quatro cores de tejadilho para um efeito bi-tom (Preto Ink, Branco Natural, Laranja Spicy ou Sable – segundo os mercados) e quatro Packs Color (Laranja Spicy, Cinzento, Branco natural, Preto Ink). Além disso, nota para as diferentes jantes em dimensões de 16” ou 17 diamantadas. Por dentro, mais personalização, com cinco opções de harmonia interior (base, Metropolitan Grey, Urban Red, Hype Mistral e Hype Colorado). Para se tornar ainda mais confortável, o desenho inspira-se em diferentes universos como os do mobiliário e da moda.
Performance eficiente: Ao nível dos motores, a Citroën recorre a uma gama comprovada, com unidades a gasolina PureTech e Diesel BlueHDi. A gasolina, a versão mais potente será aquela que recorre ao 1.2 PureTech de 130 CV com caixa manual de 6 velocidades. Contudo, a oferta abarca igualmente versões 1.2 PureTech de 110 CV com caixa manual e automática de seis velocidades (EAT6) e uma de menor potência que serve de entrada na gama na forma do 1.2 PureTech de 82 CV com caixa manual. Quanto aos Diesel, duas escolhas na calha. A primeira assenta no motor BlueHDi de 100 com caixa manual de 5 velocidades, enquanto a mais potente debita 120 CV e tem caixa manual de seis velocidades.
Conforto como no sofá: A Citroën não abdica do seu conceito de conforto e, tal como no C3, conta com a filosofia Citroën Advanced Comfort, o qual procura oferecer conforto máximo para condutor e passageiros. Para tal, este SUV compacto (apenas 4,15 metros) conjuga bancos acolhedores, suspensões confortáveis em todos os tipos de piso e isolamento acústico de elevado nível.
Também a nível tecnológico, demarca-se com a oferta de funcionalidades como o carregamento de smartphones sem fios na consola central, porta-luvas refrigerado com capacidade para uma garrada de um 1,5 litros e um compartimento plumier localizado no painel, do lado do passageiro para guardar pequenos objetos (chaves, canetas, moedas, etc).
Tecnologicamente francês: O novo C3 Aircross recorre a uma série de tecnologias de relevo para procurar um 'lugar ao Sol' no segmento. Eis, então, um vasto leque de tecnologias disponibilizadas, como o acesso e arranque sem chave, head-up display a cores (um item pouco comum no segmento que facilita a visualiação das informações principais de condução), câmara de visão traseira (com imagens transmitidas no ecrã tátil de 7") e Top Rear Vision (imagem do ambiente da traseira em ângulo de 180º). Além desses, o estacionamento é facilitado com o Park Assist, um sistema ativo de ajuda ao estacionamento, em paralelo ou em espinha, bastando ao condutor engrenar a marcha-atrás, acelerar e travar.
Em termos de segurança, a Travagem Automática de Emergência Active Safety Brake marca presença, com recurso a câmara multifunções no para-brisas que deteta obstáculos, por exemplo, um veículo que siga na mesma direção ou que esteja parado. A partir dos 5 km/h até aos 85 km/h, o sensor aciona automaticamente a travagem quando se deteta um risco de colisão. Outros sistemas de assistência são o de Alerta de Saída de Faixa de Rodagem, Vigilância do Ângulo Morto, Leitor dos Sinais de Velocidade e recomendação, gestão automática dos máximos, Alerta de Atenção do condutor e o Coffee Brake Alert, que alerta o condutor para a necessidade de uma paragem após duas horas de condução com velocidades acima dos 70 km/h.
Versátil também no terreno: A exemplo do que se verifica noutros modelos da Citroën (e não só), como no C4 Cactus, o C3 Aircross tem o sistema Grip Control associado a pneus específicos Mud & Snow de 16” ou 17”, que se adapta a todos os tipos de estrada e condições. Dispõe de cinco modos: automático (modo standard), Areia, Off-Road, Neve, ESP OFF. Cada um deles consegue adaptar a entrega da potência ao eixo motriz de forma mais eficaz para resolver situações mais problemáticas em termos de motricidade.
Além disso, com boa altura ao solo e proteções inferiores (que lhe conferem aparência robusta), tira partido também do sistema Hill Assist Descent, o qual mantém o veículo a uma velocidade reduzida mesmo em encostas íngremes. Desta forma, o escorregamento do veículo em descida é minimizado, ao mesmo tempo melhorando o controlo e a segurança em velocidades tão baixas quanto 3 km/h.
Ligado a tudo: O novo C3 Aircross recorre a uma forte componente de conectividade, com informações e entretenimento, através de um Tablet touchscreen de 7” que concentra os controlos do veículo (ar condicionado, rádio, telefone, sistema de navegação). Além da já referida recarga sem fios para os smartphones, dispõe também de função Mirror Screen, com Android Auto, Apple Car Play e MirrorLink, tecnologia ConnectNav (navegação 3D conectada com reconhecimento de voz, serviços conectados como o TomTom Traffic e indicação de Zonas de Perigo) e o já conhecido Connect Box com o Pack SOS e assistência incluída.

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Uma vez mais, a Citroën procura marcar a diferença nos seus modelos, desta feita com a sua aposta no segmento SUV-B, cada vez mais apetecível para as marcas, que veem neste um filão de ouro. O mais recente exemplar da marca do Grupo PSA, C3 Aircross, trata de surgir com uma série de pormenores que, na ótica da companhia, servem para marcar uma posição bastante diferente em relação aos seus concorrentes, tanto ao nível do estilo, como do equipamento e da funcionalidade interior, sem esquecer os capítulos da tecnologia e da segurança, nos quais a Citroën volta a confiar.

Este é apenas mais um dos integrantes do esforço da Citroën no lançamento de modelos de estilo SUV, seguindo-se muito brevemente o C5 Aircross, também ele pensado para figurar como um modelo de estilo diferenciado, mas orientado para um segmento mais alto.