Apostada também na disseminação do hidrogénio como fonte de energia para o setor dos transportes, a Hyundai Motor Company e a INEOS assinaram um memorando de entendimento para acelerar a chamada sociedade do hidrogénio.

Ambas as companhias vão procurar incentivar e incrementar a utilização do hidrogénio como fonte de mobilidade, incentivando à adoção de projetos públicos e privados com base no valor do hidrogénio a nível europeu. O acordo também inclui a avaliação do sistema a hidrogénio da Hyundai para potencial utilização no jipe da INEOS, o Grenadier 4×4, naquele que é um grande passo no esforço de eficiência da recém-criada companhia britânica a partir ainda de uma fase de desenvolvimento ainda muito precoce.

O sistema de pilha de combustível já foi testado no Hyundai Nexo, um SUV médio que a marca coreana revelou recentemente, assumindo-se como uma das marcas mais avançadas neste capítulo, trabalhando no campo desde 2013.

“A entrada da INEOS no desenvolvimento de veículos de pilha de combustível e no ecossistema do hidrogénio representa outro marco rumo aos transportes limpos e sustentáveis. A Hyundai acredita que isto irá fornecer uma opção de baixo impacto de carbono através de um amplo leque de setores”, afirmou Saehoon Kim, vice-presidente do Centro de Fuel Cell da Hyundai Motor Company.

Note-se que a INEOS é também especialista na produção de hidrogénio, procurando este esforço conjunto tornar a produção ‘verde’ do hidrogénio numa realidade. A INEOS lançou recentemente um novo negócio para ajudar e desenvolver hidrogénio ‘limpo’ ao longo da Europa rumo a uma ideia de futuro com zero emissões de carbono. A empresa de Jim Ratcliffe produz atualmente um total de 300 mil toneladas de hidrogénio por ano, principalmente como subproduto da sua operação principal química.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.