A Lada, marca russa que se tornou conhecida pela robustez dos seus modelos, revelou a mais recente atualização de gama do seu ícone Niva, vendido no mercado local como 4X4. No entanto, se a marca até utiliza a denominação SUV, a verdade é que o Niva não muda a sua configuração tão característica.

Numa época em que se luta pela redução das emissões poluentes e pelo aumento da segurança, a Lada concede ao Niva novos argumentos para maior segurança e eficiência. Como exemplo, recebe um novo sistema de climatização e um tablier completamente redesenhado, além de maior funcionalidade protagonizada por detalhes como o porta-luvas mais volumoso, as duas tomadas de 12V, bases para copos no túnel central ou iluminação branca no painel de instrumentos. Também o computador de bordo recebeu novas funções de informação para o condutor.

Os bancos também são novos, dispondo agora de maior apoio lateral e conforto melhorado, com a marca russa a indicar que os bancos dianteiros dos modelos de três portas também dispõem de um mecanismo reclinável “mais fiável” e dois encostos de cabeça na segunda fila de bancos. Os elementos de isolamento acústico foram ainda melhorados, bem como os reforços para conter as vibrações. O sistema de resposta de emergência está agora ligado ao airbag para o condutor, fazendo uma chamada automática caso o airbag seja ativado.

No exterior, pouco muda, mantendo-se um visual praticamente inconfundível para aquele que é o modelo de TT “mais acessível na Rússia e um dos carros mais famosos do mundo”. Não são conhecidos dados das motorizações, equipamentos ou preços.

Em Espanha, porém, o 4×4 ainda na versão anterior é vendido com motor 1.7 a gasolina de 83 CV em carroçarias de três e de cinco portas. Os preços no mercado local começam nos 11.540€.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.