O seu motor de 125 cc e refrigeração por ar debita uma potência de 6,9 kW (9,5CV) com consumos de 1,49 l/100 km (67 km/l); o peso em ordem de marcha é de apenas 107 kg.
Na senda do sucesso da moderna MSX125, que veio satisfazer o desejo por uma moto versátil e de tamanho reduzido para os centros urbanos, é chegada a altura do renascimento e do regresso da Monkey, um modelo que foi actualizado para a vida nas cidades do século 21.
Naturalmente, o estilo clássico da Monkey serviu de inspiração para este novo modelo. A sua silhueta trapezoidal destaca as formas compactas e acrescenta-lhe substância e profundidade. As superfícies simples e curvadas foram desenhadas independentemente umas das outras e caracterizam toda a Monkey.

O depósito reluzente tem capacidade para 5,6 litros de combustível e está pintado na mesma cor do quadro, do braço oscilante e dos amortecedores traseiros e é o ponto forte em termos visuais deste modelo, exibindo com orgulho o logótipo histórico 3D Old Wing da Honda. Os dois guarda-lamas da Monkey em aço cromado e montados em posição alta – juntamente com a protecção de escape característica, os espelhos retrovisores de formato circular e o guiador alto – prestam todos homenagem ao modelo original.
Como seria de esperar, as tecnologias mais modernas também beneficiam esta nova Monkey, apesar do “look” tradicional do modelo: o painel de instrumentos digital LCD de formato circular inclui um velocímetro (que pisca alegremente quando se liga a ignição), um conta-quilómetros totalizador, dois trips parciais para as distâncias percorridas e um indicador de seis segmentos para o nível do combustível; todas as luzes são de LEDs. A chave ondulada (também com o mesmo logótipo Old Wing do depósito) tem um sistema de resposta incluído “Answer Back” que pisca os indicadores de direcção mediante uma pressão num botão e permite localizar facilmente a Monkey no meio de um estacionamento cheio. O sistema ABS de um canal com unidade IMU ajuda a alivar o soltar da traseira em caso de travagem forte.
No que respeita à motorização e mantendo-se fiel às suas origens, a Monkey está equipada com uma unidade monocilíndrica horizontal de 125 cm³ e uma árvore de cames à cabeça (SOHC); a sua construção simples é, no entanto, muito robusta e esta unidade está preparada para oferecer excelentes performances no trânsito das cidades. A refrigeração é feita pela passagem do ar e as medidas do diâmetro e do curso são de, respectivamente, 52,4 x 57,9 mm; a relação de compressão é de 9,3 : 1 e o sistema de alimentação de combustível é o famoso sistema PGM-FI, permitindo ao motor debitar uma potência de 6,9 kW às 7.000 rpm e um binário de 11 N·m às 5.250 rpm. A caixa de velocidades tem 4 mudanças e o motor exibe consumos reduzidíssimos, apenas 1,49 l/100 km (67 km/l).

O quadro monotrave em aço da Monkey foi ajustado para oferecer um equilíbrio adequado entre rigidez e subtileza – perfeito para a grande variedade de condições em que este modelo certamente vai ser mais usado. O braço oscilante tem secção oval e reflecte o “design circular” que abunda em toda a moto.
A forquilha USD compõe a frente com o seu acabamento premium Alumite e é complementada atrás pelos dois amortecedores com 104 mm de curso no eixo da roda. A altura máxima ao solo é de 160 mm. A travagem potente fica a cargo de um disco de 220 mm à frente e outro disco de 190 mm atrás, gerida pelo sistema ABS com IMU. Os pneus largos e de tacos têm dimensões de 120/80-12 65J à frente e 130/80-12 69J atrás e oferecem uma condução suave; as jantes são de 12 polegadas.
O ângulo da coluna da direcção é de 25° e o eixo de arraste (trail) vale 82 mm, para uma distância entre eixos de 1.155 mm e um diâmetro de viragem de apenas 1,9 metros. O peso em ordem de marcha é de apenas 107 kg, com o banco a 775 mm do chão. Este componente elegante é feito em uretano de alta densidade e oferece o máximo conforto.
A Monkey de 2018 vai estar disponível em três esquemas cromáticos:
Amarelo Banana/Branco Ross
Vermelho Pérola Nebula/Branco Ross
Preto Pérola Shining/Branco Ross
MOTOR | |
Tipo | 4 tempos, SOHC, 2 válvulas, refrigerado por ar |
Cilindrada | 125 cm³ |
Diâmetro x Curso | 52,4 x 57,9 mm |
Relação de compressão | 9,3 : 1 |
Potência máxima | 6,9 kW·às 7.000 rpm |
Binário máximo | 11 N·m às 5.250 rpm |
Capacidade de óleo | 0,9 ~ 1,1 Litros |
SISTEMA DE ALIMENTAÇÂO DE COMBUSTÍVEL | |
Alimentação | Injecção electrónica PGM-FI |
Capacidade do depósito de combustível | 5,6 litros |
Consumos de combustível | 67 km/l (1,49 l/100 km) (modo WMTC) |
SISTEMA ELÉCTRICO | |
Motor de arranque | Eléctrico |
Bateria | YTZ5S |
TRANSMISSÃO | |
Tipo de embraiagem | Embraiagem húmida, discos múltiplos |
Tipo de caixa | 4 velocidades |
QUADRO | |
Tipo | Quadro monotrave à retaguarda, em aço |
CICLÍSTICA | |
Dimensões (C x L x A) | 1.710 x 755 x 1.029 mm |
Distância entre eixos | 1.155 mm |
Ângulo da coluna da direcção | 25° |
Eixo de arraste (trail) | 82 mm |
Altura do banco | 776 mm |
Altura ao Solo | 160 mm |
Raio de viragem | 1,9 m |
Peso em ordem de marcha | 107 kg |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Forquilha USA de 100 mm de deslocamento do eixo |
Traseira | Duplo amortecedor 104 mm de deslocamento do eixo |
JANTES | |
Dianteira | 10 raios liga de aluminio |
Traseira | 10 raios liga de aluminio |
Pneu Dianteiro | 120/80-12 65J |
Pneu Traseiro | 130/80-12 69J |
TRAVÕES | |
Dianteiro | Hidráulico, um disco de 220 mm, com ABS e IMU |
Traseiro | Hidráulico, um disco de 190 mm |
ILUMINAÇÃO | |
Farol | LEDs |
Farolim | LEDs |
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