Publicidade Continue a leitura a seguir

Novo CUPRA Formentor: Primeiro exemplo de alto rendimento

Publicidade Continue a leitura a seguir

Num passo muito importante para o seu crescimento, a CUPRA apresentou hoje o seu primeiro modelo 100% próprio, o Formentor, um SUV de aptidões desportivas que, na versão de topo, pode ter 310 CV de potência.

Designado em honra de um dos cabos da ilha de Maiorca (mantendo assim uma tradição oriunda da SEAT), o Formentor ostenta uma silhueta desportiva que cruza os genes de um SUV com a ideia de um coupé, misturando dessa forma duas tendências de grande procura no mercado.

O novo SUV da marca catalã mede 4450 mm de comprimento, 1839 mm de largura e 1511 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2680 mm para uma boa habitabilidade, além de uma capacidade da bagageira de 450 litros. De série, o Formentor está equipado com jantes de 19 polegadas (com acabamento em cobre), com discos de travão da Brembo de alta performance.

No interior, a marca aplicou muitos retoques desportivos aliados a materiais de maior qualidade, de acordo com a CUPRA, como o alumínio escovado e inserções em cobre para uma maior diferenciação. Ao abrir as portas, o logótipo CUPRA é projetado no asfalto. Os bancos de tipo bacquet estão disponíveis em cores Petrol Blue e Black Leather, estando montados em posição bastante baixa para aproveitar todo o espaço disponível e manter também uma posição de condução igualmente desportiva.

O ecrã central tátil tem 12 polegadas, servindo de centro de comando para as diversas funcionalidades do veículo, enquanto o condutor dispõe de um painel de instrumentos digital (Digital Cockpit) e de um volante de base plana com botão de ignição do motor incorporado, bem como o seletor dos modos de condução.

Motores: Dupla opção

Este novo modelo estará disponível com dois motores, surgindo na sua expressão máxima com o 2.0 TSI de 310 CV de potência e 400 Nm de binário que estará associado ao sistema de tração integral 4Drive (4WD), o qual monitoriza em permanência o ângulo do volante, a velocidade das rodas e a inclinação da carroçaria para ajustar a entrega da potência a cada roda de forma precisa.

Mas também não dispensa a obrigatória eletrificação, com um sistema híbrido Plug-in derivado do Leon, com um motor 1.4 TSI de 150 CV associado a um motor elétrico de 115 CV (85 kW) para uma potência combinada de 245 CV e 400 Nm de binário, para uma autonomia elétrica de 50 quilómetros. A bateria de iões de lítio tem uma capacidade de 13 kWh.

Ambas as motorizações estão acopladas a uma caixa automática de dupla embraiagem (DSG) de sete velocidades, com tecnologia sem fios (shift-by-wire) que significa que o seletor já não tem conexão mecânica com a caixa. O modelo conta ainda com sistema de modos de condução e controlo dinâmico de chassis (DCC), que adapta o acerto do veículo a cada circunstância e que permite ao condutor escolher entre quatro modos pré-definidos: Comfort, Sport, CUPRA e Individual.

As entregas do novo CUPRA Formentor começam no último trimestre de 2020.