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Novo Peugeot 408: Perfil de sucesso

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O Peugeot 408 é a nova proposta da marca francesa para um segmento em que até aqui não tinha participação, ampliando a sua gama de modelos com uma proposta vincadamente mais orientada para quem privilegia o visual dinâmico, mas também os fatores de tecnologia e funcionalidade. O novo 408 chega a Portugal em dezembro com preços a partir dos 35.800€.

Desenvolvido em paralelo com o 308 e criado para ser uma proposta alternativa dentro da própria gama daquele modelo – embora receba uma designação diferente –, o novo 408 insere-se no segmento C em termos de proporções, afirmando-se como um fastback (compacto de carroçaria dinâmica) que tem no design um dos seus maiores argumentos, ao mesmo tempo que acelera a eletrificação, ao propor duas variantes híbridas (180 e 225 CV) e uma a gasolina, de 130 CV.

Esta é também mais uma proposta que envereda a Peugeot para o caminho completo da eletrificação, o qual está a ser trilhado de forma determinada pela marca de Sochaux: no final de 2023, todos os modelos serão eletrificados (uma variante, pelo menos, por cada modelo), antes de se tornar 100% elétrica em 2030. Pelo meio, em 2025, a Peugeot terá uma versão elétrica de cada modelo. O 408 não é, naturalmente, exceção, e terá a sua própria versão elétrica em 2024.

O poder da atração

Este novo modelo que combina genes de SUV com os de um compacto de segmento C aponta a uma subida de perceção para um ambiente mais premium, destinando-se a clientes modernos e abertos a novos conceitos automóveis, não abdicando de estilo, tecnologia e eficiência, tudo o que o 408 apregoa na sua lista de competências.

Aborde-se o 408 em termos estilísticos e observa-se uma evolução do design da Peugeot, adotando uma imagem disruptiva e arrojada, que se destaca pelas superfícies repletas de arestas e vértices. Na dianteira, destaque para a nova interpretação da grelha, pintada na cor da carroçaria, mas com um efeito tridimensional, fundida com os faróis afilados (com tecnologia LED ou LED Matrix), não faltando ainda o já tradicional dente de leão como elemento luminoso de assinatura.

Na traseira, a Peugeot destaca a importância das ‘orelhas de gato’ no topo da bagageira para melhorar a aerodinâmica e os farolins rasgados também com tecnologia LED e a assinatura luminosa de três garras.

A postura sobrelevada coloca o 408 muito próximo de um estatuto de um SUV, com uma altura ao solo de 188 mm, o que lhe permite cumprir algumas saídas de estrada por percursos não muito complexos. Com um comprimento de 4,69 m, o novo 408 destaca-se ainda pela distância entre eixos bastante ampla, de 2,79 m, sendo até superior à da carrinha 308. Tal permite-lhe dispor de mais espaço para os ocupantes dos bancos posteriores, sobretudo para as pernas (188 mm), embora a altura do assento ao tejadilho também não desaponte, apesar da linha descendente do tejadilho mais pronunciada junto ao pilar C.

As jantes, que podem ser de 17 a 20 polegadas, contribuem para o impacto visual, com um dos seus desenhos a ser pouco convencional. A marca propõe o novo 408 em seis cores: Azul Obsession (nova cor), Cinzento Titane (nova cor), Cinzento Artense (apenas no acabamento Allure), Vermelho Elixir, Branco Nacré e Preto Perla Nera.

O interior regista também algumas novidades face aos 308, com novos comandos digitais totalmente personalizáveis para o sistema de infoentretenimento ao centro, assente num ecrã tátil de 10 polegadas que pode contar com navegação conectada e acesso a outros serviços online. O próprio sistema foi concebido sob os mesmos princípios de um smartphone, sendo personalizável e oferecendo características como comandos por voz e ligação à aplicação My Peugeot que permite observar remotamente alguns dos dados do veículo, bem como comandar o processo de carga ou a climatização do interior.

O condutor tem à sua disposição mais uma evolução do sistema i-Cockpit, que leva já mais de nove milhões de utilizadores em todo o mundo, voltando a confiar num volante de dimensões reduzidas e num painel de instrumentos totalmente digital e personalizável que pode apresentar as suas informações num estilo tridimensional.

A marca dedicou ainda um cuidado suplementar à qualidade geral, propondo níveis de acabamentos superiores numa combinação de couro (com pespontos contrastantes) e materiais macios ao toque.

Entre as comodidades oferecidas a bordo estão o volante e os bancos dianteiros aquecidos, os muitos espaços de arrumação no habitáculo (até 32 litros) e o sistema Focal composto por dez altifalantes e subwoofer.

O espaço para bagagens é também muito amplo, com 536 litros no caso das versões a combustão, podendo chegar aos 1611 litros com o rebatimento dos encostos traseiros. No caso das versões plug-in, a bagageira permite 471 litros. O portão da bagageira tem sempre abertura elétrica.

Destaque aos híbridos

A Peugeot reforça o seu empenho para com a eletrificação ao lançar o 408 com duas versões eletrificadas em grande destaque, acompanhado de apenas uma variante a gasolina para o mercado português. O grande foco nas vendas deverá estar na versão PHEV de 180 CV de potência, que é aquela que se assume como a oferta de entrada no leque de opções híbridas.

Em ambos os casos, o esquema técnico é semelhante, variando a potência final do sistema em virtude da potência do motor 1.6 Puretech a gasolina. Na versão de menor potência é de 150 CV, enquanto na mais potente é de 180 CV. O motor elétrico tem sempre a mesma potência – 81 kW/110 CV, tal como a bateria, que tem uma capacidade de 12.4 kWh, para uma autonomia de até 64 quilómetros. O carregador de bordo de série é de 3.7 kW, podendo receber um de 7.4 kW que torna o processo de carga total mais rápido (zero a 100% em menos de duas horas). Com o carregador de 3.7 kW, o mesmo processo demora cerca de quatro horas.

A versão de 225 CV apresenta, em ciclo combinado WLTP, um consumo mínimo de 1,2 l/100 km e emissões de CO2 a partir de 24 g/km, enquanto a de 180 CV tem um consumo mínimo de 1,0 l/100 km e emissões de CO2 a partir de 24 g.

Além desses dois sistemas, o 408 terá ainda uma versão exclusivamente térmica, composta pelo motor 1.2 PureTech de 130 CV. As três estão acopladas à caixa automática EAT8 de oito velocidades. Uma versão totalmente elétrica seguir-se-á alguns meses mais tarde.

Os modelos contam sempre com modos de condução distintos, permitindo alternar determinados parâmetros do sistema motriz e da direção, não faltando um modo ‘Electric’ para condução 100% elétrica nas versões PHEV. Nestes, junto aos seletores da caixa há ainda uma tecla ‘B’ para travagem regenerativa, tecla que passa a comando de ativação de comando manual da caixa de velocidades pela patillhas atrás do volante.

A eficiência foi uma das principais prioridades dos designers do 408, num esforço combinado em torno da aerodinâmica, redução de peso (desde 1396 kg) e motores de baixas emissões.

Reforçar a segurança

A Peugeot incrementou também o seu foco no leque de sistemas de segurança e de assistência ao condutor, havendo um total de seis câmaras e nove radares. O grande destaque vai para a tecnologia Drive Assist 2.0, com cruise control adaptativo com função de para-arranca e duas novidades: a mudança de faixa semi-automática e a adaptação automática de limite de velocidade à estrada.

Outros sistemas propostos incluem o assistente de estacionamento 360, o Night Vision (chegada no primeiro trimestre de 2023), que alerta para a presença de animais, peões ou ciclistas no caminho, antes de serem iluminados pelas luzes de máximos, sistema de vigilância do ângulo morto de longo alcance (75 metros) e Alerta de Tráfego Traseiro, que avisa sobre um potencial perigo ao fazer marcha-atrás.

A gama nacional do novo 408 distribui-se pelos níveis de acabamento Allure, Allure Pack e GT. De série, o Allure conta já com elementos como o ar condicionado automático bi-zona, alerta ativo de transposição involuntária de linha, comutação automática de luzes de máximos, Mirror Screen sem fios, navegação conectada com touchscreen de 10” e i-Toggles, virtuais e personalizáveis, Pack Safety Plus+ Drive Assist: Active Safety Brake controlado por câmara e radar + Cruise Control Adaptativo com função Stop&Go (versão Plug-in Hybrid), para-brisas laminado e acústico, i-Cockpit com painel de instrumentos digital de 10’’ personalizável, faróis Peugeot LED Technology e sensores traseiros de estacionamento.

PEUGEOT 408

PVP

Allure

1.2 PureTech 130 cv EAT8

35.800 €

Plug-in Hybrid 180 cv e-EAT8

44.600 €

Allure Pack

1.2 PureTech 130 cv EAT8

37.450 €

Plug-in Hybrid 180 cv e-EAT8

45.850 €

Plug-in Hybrid 225 cv e-EAT8

47.350 €

GT

1.2 PureTech 130 cv EAT8

40.250 €

Plug-in Hybrid 180 cv e-EAT8

48.650 €

Plug-in Hybrid 225 cv e-EAT8

50.150 €