Ambicioso projeto de um superdesportivo capaz de igualar as prestações de um monolugar de Fórmula 1, o Mercedes-AMG Project One assume-se como o pináculo do trabalho de pesquisa e desenvolvimento da marca alemã. Habituado ao desempenho dos carros de Fórmula 1, o hexacampeão da modalidade, Lewis Hamilton, foi ‘sentir o pulso’ ao trabalho de desenvolvimento deste carro que promete quebrar muitos recordes.

O conceito de replicar as sensações de um carro de Fórmula 1 numa versão apta para circular em estradas públicas já foi imaginado algumas vezes, havendo até modelos que dispõem de motores derivados dos monolugares, como foi o caso do Ferrari F50 ou do Yamaha OX99-11 (este último não chegando à produção em série). No entanto, numa diferença face ao Project One da Mercedes-AMG, as motorizações utilizadas eram derivadas em unidades já descontinuadas e muito diferentes.

No caso do Mercedes-AMG, a vertente técnica baseia-se num sistema híbrido V6 de 1.6 litros turbo bastante evoluído que tem vindo grande proximidade com o motor utilizado no carro de competição que Hamilton tem ‘dominado’ nas pistas ao longo dos últimos anos.

a carregar vídeo

Marcando presença num dos ensaios de pista, Lewis Hamilton mostrou-se surpreendido com a competência técnica do Project One, destacando até que a sonoridade é quase igual à do carro de Fórmula 1. Da berma da pista, o britânico reconhece que “parece uma bala” e elogia a competência da Mercedes-AMG “ao levar a tecnologia para um outro nível de inovação”.

Com um custo de cerca de três milhões de euros, o Project One representa também o pináculo de engenharia da marca alemã. Entre os compradores está um português que não quis perder a oportunidade de adquirir aquele que será um dos carros mais entusiasmantes de sempre da indústria automóvel.