Publicidade Continue a leitura a seguir

Skoda Kodiaq com imagem retocada, mais tecnologia e novo motor a gasolina

Publicidade Continue a leitura a seguir

Cerca de quatro anos depois de ter sido lançado, o Kodiaq recebe uma renovação profunda por parte da Skoda, com este SUV de grandes dimensões a dispor de nova imagem, mais elementos tecnológicos como a iluminação LED Matrix e um novo motor a gasolina TSI de 245 CV para a versão desportiva RS. Novos sistemas de assistência e revestimentos do interior foram também introduzidos nesta atualização de meio de ciclo do modelo checo, que estará disponível no mercado a partir do verão.

Com mais de 600 mil unidades produzidas desde o lançamento (em quatro fábricas da marca no mundo), o Kodiaq assumiu-se como uma entrada muito bem-sucedida da Skoda no segmento SUV, tendo partido daí para a expansão dessa família. Com esta atualização, o desenho ficou mais apurado, como indica a própria marca checa, que aponta para a nova grelha mais vertical e para o capot mais elevado duas das principais diferenças. Outros detalhes passam pelo visual mais robusto e indicativo de ‘aventuras’ fora de estrada, como é o caso dos para-choques, na dianteira com painéis negros em ‘L’ nas extremidades.

Os faróis são ligeiramente mais estreitos e têm uma aparência mais dinâmica, com os faróis de nevoeiro separados a oferecerem um visual de estilo ‘quatro olhos’. A iluminação conta com tecnologia LED de série, podendo receber sistema avançado Full LED Matrix como opção.

Na traseira, além de para novo para-choques com um difusor específico, destaque para o spoiler superior e para as luzes traseiras também em LED em farolins igualmente redesenhados, embora com a mesma assinatura em ‘C’. As opções de jantes chegam agora às 20 polegadas.

A bordo, as diferenças passam pela oferta de novos revestimentos, com os níveis de equipamento Ambition e Style a oferecerem agora a opção de tecido dos bancos produzido a partir de materiais reciclados, incrementando dessa forma a sua ideia de sustentabilidade. Além de novos elementos decorativos, os clientes poderão também escolher outros revestimentos. Cada nível de equipamento – Ambition, Style, Laurin&Klement e RS – terá características exclusivas. O novo Kodiaq recebe ainda novo volante, embora também diferenciado de acordo com o nível de equipamento. O volante de base de dois braços com controlos cristalinos é aplicado de base, enquanto os mais desportivos Sportline e RS dispõem de volante mais desportivo com três braços.

Na versão de sete lugares, que continua a estar disponível, o Kodiaq passa a estar disponível com bancos dianteiros ergonómicos em opção, sendo totalmente ajustáveis e com uma base extensível. Podem ter ainda aquecimento, ventilação e massagem.

Naturalmente, também o sistema de infoentretenimento foi renovado, com ecrã tátil central disponível até 9.2 polegadas, ao passo que o condutor passa a poder contar com um painel de instrumentos digital de até 10.15 polegadas, com quatro estilos de visualização, tratando-se de uma opção. No caso dos mais desportivos Sportline e RS há ainda um quinto ecrã de visualização.

Os sistemas Bolero, Amundsen e Columbus contam com um cartão eSIM integrado que permite maior conectividade online e controlo a partir da aplicação. O sistema pode ser conectado com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. O sistema de controlo por voz, com a ajuda da assistente virtual ‘Laura’, está presente, ajudando o condutor e os ocupantes a controlarem algumas das funções do sistema de infoentretenimento. O sistema de som premium Canton foi melhorado dispondo agora de 12 altifalantes, mais dois do que anteriormente.

Quanto aos elementos de assistência à condução, o sistema de cruise controlo adaptativo pode funcionar até aos 210 km/h, enquanto o sistema de travagem automática de emergência passa a detetar peões e ciclistas, atuando de forma adequada. Como parte integrante do sistema de proteção dos ocupantes, novos radares traseiros conseguem preparar o veículo e os passageiros para o risco de uma colisão traseira.

Gama de motores dos 150 aos 245 CV

O novo Kodiaq surgirá no mercado com cinco motores, dois Diesel e três a gasolina, todos parte da linha ‘EVO’ focada para a redução das emissões poluentes e dos consumos. Nos motores turbodiesel, a redução das emissões de CO2 e de NOx é conseguida a partir de um método de tratamento de gases de escape de duas etapas, baixando as emissões daquele último poluente em cerca de 80%. Nos motores a gasolina, o incremento da pressão de injeção até aos 350 bar permite a redução dos consumos.

Na versão de entrada, o Kodiaq está disponível com o motor 1.5 TSI com tecnologia de desativação de cilindros, sendo o único motor com caixa de velocidades manual e com tração dianteira. No lado dos Diesel, o 2.0 TDI de quatro cilindros oferece igualmente 150 CV de potência, estando associado de série a uma caixa automática de sete velocidades (DSG), podendo ter tração dianteira ou integral. As restantes apenas estarão disponíveis com tração integral e caixa DSG. A versão mais potente a gasóleo terá a mesma cilindrada (2.0 TDI) e 200 CV de potência.

Prosseguindo com os motores a gasolina, a versão intermédia conta com o 2.0 TSI de 190 CV, enquanto no topo da gama está o mesmo motor mas com 245 CV, sendo mais leve em 60 kg, havendo ainda menos 5,2 kg da caixa de velocidades.

a carregar vídeo