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VW T-Cross: o quinto elemento

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O T-Cross é o quinto elemento SUV da VW. Compacto e de perfil urbano, aposta forte no pequeno motor 1.0 TSI com 95 e 115 cv. O preço começa nos 18.771 euros

O T-Cross é o benjamim do (agora) quinteto SUV da família VW, juntando-se ao T-Roc, Tiguan, Tiguan Allspace e Touareg. Uma cartada de peso. Não é caso para menos. O segmento representa hoje 30% do mercado e continua a crescer, a números vistos, prevendo-se que, em 2025, metade dos modelos lançados seja SUV.
Com um perfil urbano, o T-Cross tem uma linhas compactas: 4,11 metros de comprimento e 1,56 metros de altura. Se o quisermos comparar com o Polo, registe-se que é 54 mm mais comprido e 112 mm mais alto.
Mantendo uma linha visual coerente com as restantes propostas da marca neste segmento, o T-Cross impõe a sua presença muito graças a um capot dianteiro expressivo e a uma grelha de grandes dimensões, que enquadram, em cada uma das extremidades, os faróis.
Visto de lado, parece ainda mais musculado do que de frente, algo que muito deve às linhas horizontais que percorrem toda a carroçaria até à traseira. Nesta seção traseira, sublinhe-se a faixa refletora em toda a largura, composta por um embelezador preto. No seu conjunto, trata-se de um modelo harmonioso e com toques desportivos, permitindo várias opções de personalização.

Interior e conetividade
Devido à elevada posição dos bancos da frente (597 mm acima da via), o condutor tem sempre uma ampla visão sobre os acontecimentos. O mesmo sucede atrás, onde os ocupantes beneficiam não apenas de uma estrutura alta (652 mm acima da estrada), como de uma ampla distância entre eixos de 2,56 metros, mais do suficiente para albergar, de forma confortável, cinco adultos. Uma habitabilidade que não rouba espaço à mala, cuja capacidade varia entre os 385 e os 455 litros, com o deslizamento da última fila de bancos. Mas que poderá chegar a uma superfície de carga plana e a uma volumetria de 1281 litros, o maior valor absoluto do segmento.

Primeiro, a gasolina
Numa primeira fase, o T-Cross disponibilizará apenas o motor turbo 1.0 TSI e dois níveis de potência: 95 e 115 cv, um pequeno propulsor já com folha de serviços no Polo e em outros modelos do Grupo VW. Mais tarde chegará ao mercado o motor de quatro cilindros 1.6 TDI de 95 cv.
O T-Cross 1.0 TSI debita uma potência de 95 cv às 5.500 rpm e um binário máximo de 175 Nm entre as 2.000 e as 3.500 rpm. A aceleração 0-100 km/h é de 11,5 segundos e a velocidade máxima de 180 km/h, enquanto o consumo não ultrapassa 5,8 l/100 km CO2 de 132 g/km), em regime WLTP. A proposta mais potente, também 1.0 TSI, oferece uma potência de 115 cv às 5.500 rpm e um binário máximo entre as 2.000 e as 3.500 rpm. Esta variante tem uma aceleração 0-100 km/h em 10,2 segundos e uma velocidade máxima de 193 km/h. O consumo médio é de 5,9 l/km (CO2 de 133 g/km), em regime WLTP. Com a caixa DSG de sete velocidades, o SUV tem um consumo médio de 6,2l/km (CO2 de 140 g/km), em regime WLTP.

Ligação com o mundo

A ligação ao mundo exterior é outra das virtudes apresentadas pelo VW T-Cross, existindo um esforço do construtor alemão para que tudo seja bastante intuitivo para quem vai a bordo. Em matéria de conetividade conta, por exemplo, com (até) quatro ligações USB e sistema de carregamentos sem fios para smartphones. Os níveis de equipamento são três. O SUV compacto divide-se em três níveis de equipamento: T-Cross, o base, mas que dispõe já, entre outros itens, de computador de bordo e do pacote conetividade com Bluetooth, estando apenas disponível na versão de acesso (1.0 TSI de 95 cv). A versão Life, por sua vez, integra o volante multifunções em couro, cruise control, App Conect, equipando todas as variantes. Existe ainda o “Life Plus” que acrescenta a esta lista os sensores dianteiros e traseiros, navegação Discover Media.

Por último, o Style, que contempla os faróis dianteiros em LED, Active Info display, ar condicionado Climatronic e jantes em liga leve de 17 polegadas, sendo proposto em todas as versões menos na de acesso à gama.
Os preços começam nos €18.771 do 1.0 TSI (95 cv), subindo para €21.131 na versão Life. O mesmo motor 1.0 TSI, mas com 115 cv, na versão Life, obriga a um custo de €22.262 (€25.620 no Style). Já o motor 1.0 TSI (115 cv), mas com a excelente transmissão DSG de sete velocidades custa €23.859 (€27.216 no Style). A garantia do T-Cross é de cinco anos ou 100 mil quilómetros.

Ficha técnica

VW T-Cross 1.0 TSI (95 cv)

Cilindrada (cc) 999
Potência máxima (cv/rpm) 95/5.000-5.500
Binário máximo (Nm/rpm) 175/2.000-3.500
Velocidade máxima (km/h) 180
0-100 km/h (s) 11,5
Emissões CO2 (g/km) 112
Consumo combinado (l/100 km) 4,8
Preço: €18.771