Publicidade Continue a leitura a seguir

5 carros com nomes de animais e o animal que lhes dá o nome

PLYMOUTH BARRACUDA Construído em três gerações, de 1964 a 1974, o Barracuda foi um dos símbolos da era dos muscle cars, com um potente motor 7.0 V8, que o tornava um dos favoritos dos drag racers e dos pilotos da NASCAR.
BARRACUDA (género Sphyraena) Existem 28 espécies de barracudas espalhadas pelo mundo, incluindo junto à Europa, no Atlântico e Mediterrâneo. Todas elas são peixes predadores, algumas com um corpo adaptado a uma natação rápida, podendo atingir velocidades de 45 km/h debaixo de água.
VOLKSWAGEN CAROCHA Com vários nomes relacionados com pequenos insetos conforme o mercado (Beetle, Käfer, Coccinelle ou Maggiolino), foi o primeiro carro de muitas pessoas, tendo sido produzidos mais de 21 milhões de automóveis, graças ao baixo custo de aquisição e manutenção, que democratizou o seu uso. Começou a ser construído em 1938 e assim continuou até 2003, na América Latina, tendo deixado a Europa após 1982. As versões modernas chegaram em 1997.
CAROCHA (ordem Coleoptera) Carocha é um nome popular aplicado a uma grande variedade de insetos, muitos campestres, alguns urbanos, que pertencem à ordem dos coleópteros. Existem mais de 400 mil espécies registadas, e muitos são reconhecidos como besouros, escaravelhos ou joaninhas. A quantidade de espécies com esta forma básica (duas asas que escondem, como uma carapaça, outra carapaça) demonstram a sua versatilidade e adaptabilidade a qualquer ambiente.
FORD MUSTANG Mais um carro da era dos muscle cars americanos, é associado a um espírito de rebeldia e liberdade, mas que também é de fácil acesso para os entusiastas, quando comparado a carros europeus com as mesmas performances e preços mais altos. Produzido desde 1964, já ultrapassou os 10 milhões de unidades, espalhadas entre seis gerações.
MUSTANG (espécie Equus ferus caballus) O mustang é um nome que ficou associado aos cavalos do velho Oeste. Derivado da palavra castelhana "mesteño", o nome mustang passou a ser sinónimo de cavalo selvagem, mas na verdade estes são cavalos bravos, descendentes de raças do cavalo ibérico, que ficaram livres para se espalhar pelo continente norte-americano, durante os Séculos XVII e XVIII. Ainda hoje, mais de 70 mil destes cavalos vivem livres pelas planícies dos Estados Unidos.
BUICK SKYLARK O nome começou a ser usado numa versão do Roadmaster em 1953, mas foi apenas em 1964 que passou a ser um modelo próprio. Com uma gama variada de carroçarias e motores, foi um modelo de sucesso durante seis gerações, continuando a ser produzido até 1997. Era considerado compacto para os padrões americanos, apesar de ter tido motores V8.
COTOVIA (família Alaudidae) Existem mais de 20 géneros e quase 100 espécies de cotovias, com diferentes tipos de bicos e plumagens, partilhando a forma dos dedos das patas. Mas o trejeito mais reconhecido destas aves é o seu canto, com trinados complexos, geralmente feitos pelos animais durante o voo.
HYUNDAI TIBURON Na Europa, era simplesmente o Hyundai Coupé, mas os americanos preferiram dar-lhe uma personalidade e usaram a palavra espanhola para tubarão. Sempre foi uma forma acessível de ter um carro de aparência desportiva, especialmente a segunda geração, que tinha um motor V6 capaz de performances interessantes. Foi produzido de 1996 a 2009, com duas gerações.
TUBARÃO (superordem Selachimorpha) O tubarão não é estratitamente um peixe, pois a sua coluna vertebral é cartaliginosa, não óssea. Mas as suas 500 espécies, divididas por oito ordens, sobrevivem há 400 milhões de anos com este "problema", pelo que a sua adaptabilidade não está em disputa. Muitos deles são carnívoros e alguns têm grandes dimensões, como o mais famoso, o grande tubarão branco, mas existem tubarões de todos os tamanhos.

Publicidade Continue a leitura a seguir

De onde vêm os nomes dos automóveis. Mais ou menos, vêm de todo o lado. Muitas vezes, o nome serve para fazer a associação a certos tipos de qualidades e comportamentos. E os animais sempre, tiveram, historicamente, qualidades humanas que lhes são associadas. Assim, quando chega a altura de batizar um automóvel, escolher o nome de um animal é uma maneira simples de entender aquilo do que o veículo é capaz.

Mostramos aqui cinco automóveis que foram batizados com nomes de animais. Alguns são, em termos biológicos, nomes genéricos, enquanto outros são mais específicos. Mas todos têm um significado por trás, e esse significado é transposto para o carro de quem tomam a sua identidade.