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Porque têm as persianas das janelas dos aviões de estar abertas na descolagem e aterragem?

Os momentos de descolagem e de aterragem são dos que exigem maiores cuidados e são considerados críticos pelas autoridades de aviação, acartando alguns riscos e possibilidades de complicações.
Por isso, uma das razões para que as janelas tenham de estar abertas prende-se com a necessidade de a equipa de bordo estar obrigada a evacuar os passageiros em menos de 90 segundos. Esta é a norma da Administração Federal de Aviação (FAA), responsável por todos os aspetos da aviação civil nos Estados Unidos da América.
Com as persianas abertas, os assistentes de bordo – treinados para o efeito – poderão ter uma leitura precisa do ambiente em redor do avião, observando circunstâncias como danos exteriores, focos de incêndio ou água.
Dessa forma, caso existam impedimentos de um dos lados, poderão direcionar os passageiros para uma outra saída de emergência do lado contrário de forma rápida, uma vez que todos os segundos contam. Além disso, os próprios passageiros junto às janelas poderão observar qualquer circunstância anormal que exista na descolagem ou aterragem, dando o alerta para os assistentes de bordo.
Outra razão, explica Patrick Smith, piloto de aviões e autor do blogue ‘Ask the Pilot’, prende-se com a necessidade de manter os passageiros orientados uma vez no chão, permitindo-lhes ter uma asserção da situação mais rápida e simples. Permite ainda que os serviços de emergência possam observar o interior do avião para estabelecer uma estratégia de entrada.

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Quem já viajou de avião por certo que já viu uma assistente de bordo pedir a um passageiro que abrisse a persiana da sua janela nos momentos que antecedem a descolagem e a aterragem.

Até hoje, muita gente ainda não está a par das verdadeiras razões pelas quais esse pedido é feito antes da descolagem ou da aterragem. Mas a situação é facilmente explicável. Saiba porquê na nossa galeria.