Publicidade Continue a leitura a seguir

Conheça os dez voos mais longos do mundo

10 - Abu Dhabi-Los Angeles Distância: 8375 milhas (15.519 km) Operador: Etihad Avião: Boeing 787 Dreamliner
9 - Atlanta-Joanesburgo Distância: 8434 milhas (15.628 km) Operador: Delta Avião: Boeing 777-200
8 - San Francisco-Singapura Distância: 8435 milhas (15.630 km) Operador: Singapore Airlines Avião: Airbus A350
7 - Dallas-Sydney Distância: 8576 milhas (15.891 km) Operador: Qantas Avião: Airbus A380
6 - Houston-Sydney Distância: 8593 milhas (15.923 km) Operador: United Airlines Avião: Boeing 787 Dreamliner
5 - Los Angeles-Singapura Distância: 8759 milhas (16.230 km) Operador: United Airlines Avião: Boeing 787 Dreamliner
4 - Auckland-Dubai Distância: 8820 milhas (16.343 km) Operador: Emirates Avião: Boeing 777-200
3 - Perth-Londres Distância: 9009 milhas (16.693 km) Operador: Qantas Avião: Boeing 787 Dreamliner
2 - Auckland-Doha Distância: 9026 milhas (16.725 km) Operador: Qatar Airways Avião: Boeing 777-200
1 - Singapura-Newark Distância: 10.357 milhas (19.191 km) Operador: Singapore Airlines Avião: Airbus A350

Publicidade Continue a leitura a seguir

A indústria aeronáutica tem vindo a fazer grandes avanços na poupança de combustível, não só criando jatos mais frugais mas também melhorando a eficiência aerodinâmica. E isso abriu a porta para a criação de aviões capazes de fazer voos intercontinentais, percorrendo distâncias de oito, nove e agora até batendo a marca das dez mil milhas. Mostramos aqui os dez voos mais longos do mundo, todos viajando mais de 15 mil quilómetros no ar.

Uma coisa que se nota nesta lista é que nenhum destes voos mais longos é operado por uma companhia aérea europeia (são todas americanas, dos países árabes, ou da orla do Pacífico), a apenas liga uma cidade europeia a um ponto longínquo do planeta. A principal preocupação destes voos tem sido ligar centros de negócios que antigamente obrigariam a fazer escalas constantes, mas agora já é possível viajar diretamente da Europa para a Austrália, do Médio Oriente para a Nova Zelândia, do Médio Oriente para a costa oeste dos Estados Unidos, ou do sudeste asiático para a costa leste dos Estados Unidos.

Uma nova geração de aviões comerciais tem surgido nos últimos anos, permitindo realizar estes voos de mais de oito mil milhas sem paragens, ficando no ar entre 14 e 19 horas, dependendo da rota. A Airbus propõe para esta função o A350 XWB e a sua nova evolução, o A350-900 ULR, enquanto a Boeing tem duas alternativas, o 737-200LR e o 787-9 Dreamliner. Com o ULR, a Airbus pretende estabelecer um novo recorde de distância para voos mais longos, podendo permanecer no ar durante 20 horas.