Publicidade Continue a leitura a seguir

Fiat-Stanguellini 1200 é o Fiat mais raro de sempre

Publicidade Continue a leitura a seguir

Uma presença regular nos concursos de elegância para automóveis clássicos, o Fiat-Stanguellini 1200 Spider America é um dos carros mais raros de todos os tempos. Aliás, é um exemplar único, criado em 1957 pelo designer Franco Scaglione, empregado do lendário designer Nuccio Bertone.

Este modelo foi criado com base num Fiat 1100 TV e Bertone enviou-o para a Stanguellini, que reforçou o chassis. A Stanguellini tinha experiência em construir carros de competição de base em Fiat, incluindo o Stanguellini Bialbero 750 que correu em Le Mans e o Stanguellini Fórmula Júnior. A própria Fiat aumentou a cilindrada de 1089 para 1221 cm3, aumentando a potência para 59 cv. Bertone instalou depois a carroçaria criada por Scaglione.

O Spider America foi revelado ao mundo em outubro de 1957, no Salão de Turim, mas depois foi enviado para a Argentina, em 1960, onde foi perdido o seu rasto. Redescoberto em 1994, foi reconstruído e o trabalho final de restauro foi apresentado no Concurso de Elegância de Villa d’Este de 2004.