Publicidade Continue a leitura a seguir

Da garagem para o trono: os carros que levaram a realeza ao altar

Príncipe William, ao volante do DB6 Mk2 Volante do seu pai.
Rolls Royce Phantom VI da Rainha Isabel II
Volvo S80
Emblema comemorativo no Volvo S80
Volvo XC90
Volvo XC90
Emblema comemorativo no Volvo XC90
Lexus LS600
Lexus LS 600h Laundaulet
Lexus LS 600h Laundaulet
Grace Kelly e Príncipe Rainier com Rolls-Royce Silver Cloud
Rolls Royce Silver Spur limo do Sultão do Brunei

Publicidade Continue a leitura a seguir

O casamento do Príncipe Harry com Meghan Markle concretiza-se já este sábado, colocando os fãs mais românticos da Família Real britânica em alvoroço. Estão previstas milhares de pessoas nas ruas de Windsor para celebrar a união do mediático casal. Pelo meio, podem ver outras estrelas do asfalto.

Tal como manda a tradição, os veículos de alta cilindrada vão desfilar durante durante o evento. Algo interessante, se recordarmos o gosto por automóveis da Rainha Isabel II. Sua Majestade é fã de carros e faz mesmo questão de assumir o volante de algumas das suas viaturas.

Antes de ser coroada em 1953, Isabel II recebeu um Rolls-Royce Phantom IV como presente de casamento da Royal Air Force em 1947. Depois de pintado com as cores oficiais da casa Real, o automóvel, considerado como um dos preferidos da rainha, marcou presença em várias ocasiões.

Para assistir ao casamento do neto William com Kate Middleton, a 29 de abril de 2011, Isabel II e o Duque de Edimburgo deslocaram-se num Bentley State Limusine oferecido pela marca britânica em 2002 por ocasião do 50º aniversário do reinado.

A noiva foi encaminhada no Rolls-Royce Phantom VI oferecido a Isabel II pelo seu Jubileu de Prata. O veículo de sete lugares tem vidro temperado e um modelo prateado feito sob encomenda de St.George matando um dragão, em vez do emblemático Spirit of Ecstasy.

Nesse dia, a cereja no topo do bolo foi o Aston Martin DB6 Mk2 Volante conduzido por William do Palácio de Buckingham até Clarence House. O DB6 foi um presente de aniversário da rainha para o Príncipe Carlos, quando este completou 21 anos.

Uma casa sueca, com certeza

E se em Inglaterra, as marcas britânicas reinam (naturalmente), na Suécia também se aposta na prata da casa. A Volvo foi a marca escolhida para o casamento do Príncipe Carl Philip e Sofia Hellqvist em 2015. Os convidados foram transportados de aeroportos e hotéis para a cerimónia em Slottskyrkan de Volvo XC90.

A marca sueca foi protagonista em 2010, no casamento entre a princesa Victoria e Daniel Westling, com edições especiais do S80 e V70 preparados para a ocasião com pintura especial e bordados alusivos ao evento, presentes nos encostos de cabeça.

No Principado fala-se japonês

Um pouco mais a sul, mais exatamente no Mónaco, a Lexus foi a marca escolhida pelo principado para transportar o casal Príncipe Alberto II do Mónaco e Charlene Duchatelet.

Em julho de 2011, o modelo utilizado fora um exclusivo LS 600h Landaulet com um teto de policarbonato transparente. A conversão foi realizada pela construtora belga, Carat Duchatelet, com o projeto a levar mais de 2.000 horas para ser concluído. Segundo a Lexus, o tejadilho apresentou o maior desafio, sendo uma peça única sem reforços ou pilares.

Além disso, o Lexus pintado de Midnight Blue percorreu o seu trajeto nas ruas de Monte Carlo em modo elétrico.

Antes, em 1956, o ícone de Hollywood Grace Kelly chegou num Rolls-Royce Silver Wraith para se casar com o Príncipe Rainier III. Foram depois presentados pela marca com um Silver Cloud III.

É ouro, senhor. É ouro

Mas, para admirar verdadeiras joias da coroa, é preciso viajar até ao Brunei. O sultão, apaixonado por automóveis raros, conta com uma coleção invejável no valor de 4 mil milhões de dólares. Entre os bólides, consta uma fantástica e alegórica limusine Rolls Royce Silver Spur, que de “silver” (prata) pouco tem. O dourado é a cor predominante deste carro de 14 milhões de dólares, que apresenta detalhes em ouro de 24 quilates com fartura.

Esta obra-prima “kitch” foi utilizada em 2014 no casamento do príncipe Al-Muhtadee Billah.