Um dos mais exclusivos supercarros italianos produzidos pela Ferrari foi o grande destaque do leilão online da RM Sotheby’s, com um Enzo a tornar-se no recordista absoluto de leilões exclusivamente online: 2.640.000 dólares foi o valor que o vencedor do leilão pagou por este hipercarro de 2003.

Com apenas 2000 quilómetros no odómetro, este Enzo de 2003 foi mantido em condição exemplar pelos seus dois anteriores proprietários – ambos da Califórnia – que o usaram, essencialmente, como modelo de exposição e não de condução.

Sucessor do F50, o Enzo proposto a leilão tinha o número de chassis 133033 e, na posse do seu primeiro proprietário até 2018, foi sujeito a intervenções de manutenção regulares, mesmo com condução muito espaçada, provando dessa forma a intenção de manter este Ferrari na sua melhor condição possível. Especificidade deste modelo são os bancos de competição opcionais, muito raros, em duas cores e com inserções 3D em tecido.

Sobre o 288 GTO de 1985, que pode ler em detalhe aqui, trata-se de um carro com alguns opcionais pouco comuns na sua época, nomeadamente o ar condicionado e os vidros elétricos, considerados comodidades no que ficou para a história como o primeiro superdesportivo da era moderna. Com três proprietários ao longo da sua ‘vida’, o primeiro dono foi o conhecido colecionador da marca italiana, Hartmut Ibing.

A sua exclusividade – apenas 273 unidades produzidas – faz com que seja rara a sua aparição em leilões. Daí que o valor final arrebatado por este modelo tenha sido também acima dos dois milhões de dólares, mais concretamente, por 2.310.000 dólares.

Fotos cortesia da RM Sotheby’s: Enzo – Karissa Hosek.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.