A Gazoo Racing inicia uma nova era na Europa, fazendo uma ligação entre os desportivos de estrada e a divisão de competição graças à criação da Gazoo Racing Europe, que irá substituir a denominação Toyota Motorsport GmbH com que a marca japonesa tem competido em diversas provas, como no Mundial de Ralis (WRC) ou o Mundial de Endurance (WEC).

Já vendendo alguns modelos na Europa com a denominação Gazoo Racing – sob as siglas GR –, a Toyota promove dessa forma uma outra ligação entre a sua divisão desportiva de competição e os carros de produção em série, assumindo também a entrada em cena de uma série de novos modelos com aquela sigla – TGR-E (Toyota Gazoo Racing-Europe).

Porém, se a denominação Toyota Motorsport GmbH desaparece, na prática, pouco se altera para a divisão de competição, pertencendo a essa mesma divisão o desenvolvimento e construção dos modelos Yaris WRC ou o protótipo de Le Mans. Mas, a intenção da Toyota é dar uma maior conexão entre o lado de competição e os modelos de maior aptidão desportiva que surgem nas estradas, esperando-se que o próximo Yaris GR seja o primeiro desta nova linhagem.

Adepto confesso da competição e ele próprio um participante de eventos como as 24 Horas de Nürburgring, o Presidente da marca japonesa, Akio Toyoda, explicou que “a missão absoluta de participar no automobilismo, que é uma batalha de esforços levada a cabo pelos fabricantes, é vencer. É por isso que a TGR Europe tem de ser uma equipa de profissionais que produzem esforços vencedores”.

Toyoda reconheceu ainda que essa evolução respeita a filosofia ‘kaizen’ de “melhoria contínua para fazer as coisas cada vez melhores, não importam as circunstâncias”. De igual forma, os ensinamentos da competição irão ser transpostos para os modelos de estrada.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.