Se a Audi e a Mercedes-Benz já contam com SUV elétricos em contagem decrescente para o início das vendas em solo europeu, a BMW quer recuperar o tempo perdido, apresentando os primeiros detalhes do futuro iNEXT.
Em fase de testes na região gelada de Arjeplog, na Suécia, o iNEXT tem por base uma arquitetura elétrica que tira partido do sucesso das carroçarias SUV, que os analistas observam como a tendência ainda crescente para os próximos anos. Nesta fase, a marca bávara está a otimizar diversos elementos deste seu novo modelo, que chegará aos mercados em 2021.
Nas temperaturas geladas da Suécia, os componentes elétricos do iNEXT, nomeadamente o motor e a bateria, estão a ser colocados à prova, o mesmo se aplicando ao sistema de tração integral, aqui aplicado por intermédio de uma necessidade de aplicação controlada da potência elétrica ao piso em condições geladas.
A suspensão e travões, submetidos a agruras que vão além do habitual nas estradas públicas, argumenta a BMW, também estão em foco neste processo de desenvolvimento, com as temperaturas geladas a levantarem desafios no capítulo da regeneração da energia na travagem. O armazenamento dessa mesma energia e a performance do veículo também são avaliados exaustivamente.