Publicidade Continue a leitura a seguir

6 produtos de marcas de carros que não são automóveis

VOLKSWAGEN - salsichas O terreno da fábrica da Volkswagen, em Wolfsburg, serve também para fazer criação de porcos, de onde é retirada a carne para fazer as salsichas VW Currywurst, à venda desde 1973. Embora tenham distribuição limitada, em unidades a VW vende mais salsichas por ano que automóveis. A marca também faz o seu próprio ketchup para acompanhar. FOTO: Ralf Koletschek/FAL
PEUGEOT - saleiros A marca francesa também é conhecida pelas suas bicicletas e scooters. Mas a Peugeot também fabrica outros apetrechos, com a linha Peugeot Saveurs, incluindo saleiros e moinhos de pimenta, acessórios para vinhos e até a sua própria gama de especiarias, incluindo produtos da Indonésia, Madagascar e Malawi.
MITSUBISHI - ar condicionado A Mitsubishi é um gigantesco grupo empresarial no Japão, portanto não é estranho ver os três diamantes noutros produtos e serviços. A Mitsubishi Motors, aliás, já não está sob controlo direto da Mitsubishi Heavy Industries, mas a divisão Mitsubishi Electric ainda está, sendo que entre os seus produtos mais famosos está uma extensa de gama de ar condicionados e sistemas de climatização. A Mitsubishi Electric também está no setor das comunicações, tem a sua própria linha de painéis solares e até faz máquinas para terapia médica.
LAMBORGHINI - tratores Não é segredo nenhum que, antes de fazer carros desportivos com o seu nome, Ferruccio Lamborghini fez fortuna com o seu negócio de tratores e máquinas agrícolas. Aliás, Lamborghini tinha vários negócios, inclusive um de sistemas hidráulicos e outros de ar condicionado. O empresário italiano retirou-se em 1973 e vendeu todos os seus negócios a compradores diferentes. O tratores ainda existem e hoje fazem parte do Grupo SDF.
PORSCHE - relógios A família Porsche tem várias empresas fora da marca automóvel (que hoje é controlada pela VW), incluindo a Porsche Design, fundada em 2003, que produz roupas, malas, acessórios de moda, telemóveis e relógios, todos com preços exclusivos. Antes, os relógios eram construídos pela Eterna, mas agora a Porsche tem a sua própria relojoaria. Os telemóveis com marca Porsche ainda são feitos pela Huawei
OPEL - Máquinas de costura Antes de existirem automóveis, a Opel construía bicicletas e máquinas de costura. Com o passar do tempo, abandonou estas últimas, mas em 2016 apresentou finalmente este novo modelo, na Semana da Moda de Paris, com um visual inspirado no do Opel GT. Na verdade, a marca não tinha qualquer intenção de a produzir. Fora o anúncio, foi apenas uma brincadeira de 1 de abril.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os construtores automóveis investem milhões de euros por anos nos seus negócios, que necessitam de atenção constante. Teoricamente, não deveria haver espaço para negócios paralelos, mas na verdade as oportunidades de negócio podem surgir de qualquer lado e devem ser aproveitadas sempre que aparecem. Assim, mostramos aqui seis tipos de produtos onde vai encontrar marcas de carros, mas que não são automóveis.

E não se trata de merchandising, em nenhum destes casos. Em alguns deles, estes negócios já existiam quando o fundador da marca decidiu começar a produzir automóveis. Noutros, mesmo quando o negócio é comida, roupa e relógios, estes produtos são um negócio com produção própria, e não de licenciamento da marca.