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7 invenções que revolucionaram os transportes

Roda A roda surgiu no Neolítico, há cerca de 6000 anos, algures entre a civilização suméria e as montanhas do Cáucaso. No entanto, foi feita para olaria e só depois adaptada para ser montada num eixo e usada em veículos puxados por animais. Quem teve a ideia de criar a roda era sem dúvida um génio, pois não há nada na natureza que sirva de inspiração a este tipo de objeto.
Bússola Por volta de 200 a.C., os mágicos da corte da dinastia imperial chinesa Han notaram que uma agulha feita de magnetita apontava sempre para o norte. No entanto, foi preciso esperar até ao ano 1100 para alguém perceber que se podia orientar por esta agulha, podendo fazer viagens a locais longínquas sem saber a posição do sol ou das estrelas. O nome bússola surgiu na Idade Média, derivado de uma palavra italiana.
Vela latina A vela latina, de aspeto triangular, surgiu durante a era do Império Romano, no Mediterrâneo, por volta do Século IV. A sua adaptação a barcos de pesca portugueses usados em alto mar, no Século XIII, facilitou a invenção da caravela portuguesa, navio rápido e resistente que abriu o caminho para a Era dos Descobrimentos, no Século XV.
Máquina a vapor Já se sabia na antiguidade clássica que o vapor podia ser usado para mover máquinas, mas foi só em 1606 que o inventor espanhol Jerónimo Ayanz criou uma máquina a vapor funcional, para bombear água. Em 1781, o engenheiro escocês James Watt criou uma máquina que usava o vapor para gerar movimento rotativo contínuo, que podia ser usada para substituir força humana e animal, abrindo caminho para a criação do barco a vapor e do comboio, e depois da combustão interna.
Pneu de borracha Em 1888, o veterinário escocês John Dunlop criou um pneumático de borracha para reduzir as vibrações do triciclo do seu filho, que lhe causavam dores de cabeça. No ano seguinte, um ciclista amigo de Dunlop usou estes pneumáticos para ganhar facilmente uma prova de ciclismo, e logo surgiram vários interessados em usá-los para tornar mais confortável o transporte de pessoas e mercadorias.
Bateria elétrica Quando Karl Benz montou um motor de combustão no seu triciclo, surgiram dezenas de imitadores, alguns deles usando motores elétricos (o primeiro carro a bater 100 km/h era elétrico). A gasolina logo passou a ser o combustível preferido, mas a bateria elétrica passou a ser usada em 1918 para ativar a ignição dos carros, substituindo a manivela, e permitiu a instalação de elementos de conforto como o rádio e vidros de abertura elétrica.
Aeronave mais pesada que o ar Os balões permitiram aos humanos elevar-se acima da superfície, mas o transporte no ar necessitava de ser feito com aparelhos mais pesados que o ar. Já no Século XVII foram feitas experiências nesse sentido, mas o conceito só se tornou viável com a máquina a vapor e o motor de combustão. A procura pela combinação exata de potência do motor e asas simultaneamente rígidas e flexíveis teve finalmente resultados em 1901 com o Number 21 de Gustave Weisskopf, emigrante alemão na América, que bateu os irmãos Wright por dois anos.

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Desde a invenção da agricultura e da civilização que os seres humanos necessitam de se movimentar com rapidez, na máxima distância possível, sem se perderem nem abdicarem do conforto. Por isso, houve épocas em que a necessidade foi a mãe da invenção e uma mente iluminada descobriu uma maneira de facilitar as viagens de um lado para o outro, tornando possível a evolução de carroças, barcos, comboios, automóveis e aviões. Aqui, mostramos sete invenções que permitiram à humanidade chegar onde chegou em termos de transportes.