A imagem curiosa de um fantasma voador no interior dos supercarros da Koenigsegg é uma homenagem com história.

A marca sueca de hiperdesportivos fundada por Christian von Koenigsegg, em 1994, tem no seu reduzido portefólio alguns dos mais espetaculares automóveis da atualidade, do Gemera, com que se estreia na produção de um modelo de quatro lugares, combinando motor a gasolina de apenas 3 cilindros e 3 motores elétricos para uma potência combinada de incríveis 1727 cv, ao radical Jesko Absolut, com versão melhorada do espetacular modelo com motor V8 biturbo a debitar 1600 cv. Em comum, a exclusividade, o requinte e a potência, que são elementos que fazem parte do ADN da marca. Mas há mais: em todos os Koenigsegg de última geração há a curiosa figura de um… fantasma!

Christian von Koenigsegg usa os seus carros para homenagear força aérea sueca

No recém-apresentado Gemera, por exemplo, o fantasma da Koenigsegg está na secção traseira do veículo, mais concretamente sobre a tampa que cobre o motor. Noutros modelos da marca, aquela imagem aparece noutras localizações, com diferentes tamanhos e cores.

A sua história remonta a 2003, o ano em que as instalações do construtor de luxo foram parcialmente destruídas devido a um incêndio. Por este motivo, e impedido de restaurar o património consumido pelas chamas, o empresário teve de procurar um novo local para prosseguir o fabrico dos exclusivos modelos, mudando-se de malas e bagagens para a localidade sueca de Ängelholm, a poucos quilómetros da sede original.

A Koenigsegg iria ocupar então uns armazéns que pertenceram à Força Aérea Sueca, servindo como base a uma esquadra de aviões de combate Saab JAS 39 Gripen.

Essas aeronaves ostentavam uma insígnia que os distinguia dos demais: um fantasma, que os militares pediram a Christian von Koenigsegg que conservasse em todas as suas criações.

A marca sueca não é, porém, a única a esconder símbolos no seu carro, uma vez que a Opel tem escondido tubarões a bordo dos seus modelos nos últimos anos.