SEAT obtém o melhor resultado de vendas da sua história

13/01/2019

Tirando grande proveito da sua nova gama SUV – com destaque para o Arona –, a SEAT obteve o maior volume de vendas nos 68 anos da sua história, superando o anterior recorde do ano 2000 (514.800 automóveis).

Em 2018, a marca espanhola obteve um registo total de 517.600 veículos vendidos a nível global, mais 10,5% do que em 2017 (468.400), naquele que foi o sexto ano consecutivo de crescimento das vendas. De acordo com os dados da companhia de Martorell, desde 2012, as vendas da SEAT cresceram mais de 60% de forma cumulativa.

Observando os modelos mais vendidos, o contributo do Arona é facilmente detetável: no seu primeiro ano completo de comercialização, a empresa vendeu 98.900 unidades do SUV urbano, que se assume como o terceiro mais vendido da gama. O Arona juntou-se com sucesso ao Ibiza, ao Leon e ao Ateca como um dos quatro pilares da marca.

Prestes a ser renovado, o SEAT Leon continua a ser o modelo mais vendido da marca (158.300 exemplares, ou seja, -6,8% face a 2017) e consegue um dos melhores resultados históricos. As entregas do Ibiza chegaram aos 136.100 veículos (-10,7%), enquanto o Ateca é o quarto modelo mais vendido da SEAT com 78.200 unidades entregues em 2018 (-0,6%). Por outro lado, a nova marca CUPRA estreou-se com êxito e, em 2018, registou um crescimento de 40% com a venda de 14.300 unidades, mais 4100 do que em 2017, embora estes dados estejam a ser comparados com o resultado integrado no número total de vendas da SEAT, uma vez que apenas em 2018 se emancipou a CUPRA.

O presidente da SEAT, Luca de Meo, destacou que “o recorde de vendas comprova o sucesso da nossa estratégia e dos modelos da ofensiva de produto que iniciámos em 2016. Pelo segundo ano consecutivo, obtivemos um crescimento a dois dígitos, um resultado pouco frequente na indústria automóvel. A confiança dos clientes e os resultados financeiros positivos que estamos a obter permitem-nos enfrentar de forma otimista os desafios que se colocam ao setor. A SEAT quer ser um ator relevante na nova era do automóvel”.

De forma algo surpreendente, o mercado onde mais se vendem modelos da SEAT é a Alemanha, que em 2018 bateu, pelo segundo ano consecutivo, o seu recorde, com 114.200 veículos vendidos (+11,8%). Em Espanha, a SEAT cresceu 13,2%, para 107.800 unidades, conquistando assim a liderança do mercado e posicionou o Leon e o Ibiza como dois dos veículos mais vendidos. A empresa também obteve o seu melhor resultado histórico no Reino Unido, o terceiro mercado em volume para a marca, depois de crescer 12% (62.900 automóveis vendidos). França e Itália foram os dois outros países com crescimentos significativos – 31.800 (+31,3%) e 20.000 (+10,9%), respetivamente. Em Portugal, também houve crescimento a dois dígitos, com 9600 veículos vendidos (+16,7%).

O ano do Tarraco e da CUPRA

A grande novidade da gama da SEAT para o ano de 2019 é o novo Tarraco, que chegará aos concessionários nas próximas semanas. O Tarraco junta-se ao Arona e ao Ateca e completará a gama SUV da SEAT. Além disso, a SEAT também iniciará a comercialização do novo Arona TGI, a versão de gás natural comprimido do crossover da SEAT e o quarto modelo da gama GNC, em conjunto com o Mii, o Ibiza e o Leon.

LEIA O ENSAIO AO SEAT LEON TGI: ECONOMIA A DOBRAR

Por outro lado, também será o primeiro ano comercial completo do CUPRA Ateca, à venda desde o último trimestre de 2018. O CUPRA Ateca é o primeiro modelo da nova marca espanhola e conquistará novos clientes. Outra novidade de grande relevo será o Leon, que deverá ser revelado em Genebra.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.