Com base num modelo desenvolvido pela própria companhia, recorrendo a um sistema de inteligência artificial e ‘deep learning’ que utiliza algoritmos para processar e identificar todo o tipo de informações, comentários e opiniões e com capacidade de determinar o tipo de valorização que os utilizadores dão às diferentes marcas e aos seus modelos e, assim, medir a notoriedade de cada fabricante na Internet, a Porsche aparece como o emblema com mais valor para os internautas espanhóis, com um registo total de 71,59 pontos, seguindo-se a Toyota e a Audi, com 71,46 e 71,17 pontos, respetivamente.
Para a subida da Porsche à primeira posição nesta edição de 2020 do GEOM Index contribuiu a quantidade importante de opiniões positivas emitidas na Internet, bem como a capacidade de gerar comentários ou menções nas redes sociais. O Taycan foi o modelo da marca com mais referências.
No segundo lugar do ‘ranking’, a Toyota, com dois modelos em destaque por gerarem muito bom feedback, o Yaris, cuja gama inclui a versão desportiva GR e o Cross, e a nova geração do Mirai com tecnologia de pilha de combustível a suscitar muito interesse.
No último lugar do pódio, a Audi, alavancada pela popularidade do novo A3, pela chegada do e-tron Sportback e pelas atualizações dos modelos Q2 e Q5.
Neste Top 10 das marcas mais valorizadas na Internet seguem-se Skoda, Mercedes, Seat, Volkswagen, Cupra, BMW e Hyundai.