As 10 marcas automóveis com maior notoriedade na Internet em 2020

15/01/2021

Porsche, Toyota e Audi são as três marcas em grande destaque no índice de notoriedade publicado pelos espanhóis da GEOM Index com os fabricantes de automóveis mais valorizados na Internet.

O ‘ranking’ da consultora espanhola especializada no sector automóvel que determina o valor das marcas e modelos com base na análise de mais de um milhão de textos e referencias (exatamente 1.619.141 de conteúdos procedentes de sites, blogs, fóruns do mundo motorizado, bem como perfis das marcas, meios de comunicação, jornalistas e ‘influencers’ nas redes sociais, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube), visa distinguir as empresas com performance ao longo de um ano.

Com base num modelo desenvolvido pela própria companhia, recorrendo a um sistema de inteligência artificial e ‘deep learning’ que utiliza algoritmos para processar e identificar todo o tipo de informações, comentários e opiniões e com capacidade de determinar o tipo de valorização que os utilizadores dão às diferentes marcas e aos seus modelos e, assim, medir a notoriedade de cada fabricante na Internet, a Porsche aparece como o emblema com mais valor para os internautas espanhóis, com um registo total de 71,59 pontos, seguindo-se a Toyota e a Audi, com 71,46 e 71,17 pontos, respetivamente.

Para a subida da Porsche à primeira posição nesta edição de 2020 do GEOM Index contribuiu a quantidade importante de opiniões positivas emitidas na Internet, bem como a capacidade de gerar comentários ou menções nas redes sociais. O Taycan foi o modelo da marca com mais referências.

No segundo lugar do ‘ranking’, a Toyota, com dois modelos em destaque por gerarem muito bom feedback, o Yaris, cuja gama inclui a versão desportiva GR e o Cross, e a nova geração do Mirai com tecnologia de pilha de combustível a suscitar muito interesse.

No último lugar do pódio, a Audi, alavancada pela popularidade do novo A3, pela chegada do e-tron Sportback e pelas atualizações dos modelos Q2 e Q5.

Neste Top 10 das marcas mais valorizadas na Internet seguem-se Skoda, Mercedes, Seat, Volkswagen, Cupra, BMW e Hyundai.