A Audi revelou mais um modelo com tecnologia plug-in híbrida, desta vez aplicada ao SUV dinâmico de topo, o Q8, com dois níveis de potência e autonomia elétrica de até 47 quilómetros no ciclo WLTP. Este novo modelo chegará ao mercado europeu no início de 2021.

Dando seguimento à sua ofensiva de eletrificação, o Q8 TFSIe quattro torna-se no sétimo modelo da Audi a contar com uma motorização plug-in, ou seja, com a possibilidade de ligar à tomada para autonomia elétrica em redor dos 50 quilómetros.

Como qualquer outro modelo TFSI plug-in, este Q8 combina um motor de altas prestações a gasolina com um motor elétrico, surgindo em dois níveis de potência. A versão mais acessível 55 TFSIe quattro conta com uma combinação entre o motor V6 3.0 TFSI de 340 CV (450 Nm de binário) e um motor elétrico síncrono de 100 kW para uma potência combinada de 381 CV (com 600 Nm de binário), enquanto a mais potente, 60 TFSIe quattro, com a mesma esquemática técnica, oferece uma potência combinada de 462 CV (com 700 Nm de binário).

A máquina elétrica, graças às suas dimensões compactas, está alojada na carcaça da caixa automática de oito velocidades tiptronic, formando assim o módulo híbrido. A bateria de iões de lítio está instalada sob o compartimento da bagageira, sendo composta por 13 módulos, cada um com 104 células, com uma capacidade de 17.8 kWh (esta nova bateria passa a estar também disponível no Q7 TFSIe quattro). Embora tenha apenas mais 0.5 kWh do que a versão que começou por ser usada no Q7, esta bateria consegue ser 40 kg mais leve, o que torna a sua utilização mais vantajosa para a marca dos quatro anéis. A bateria conta ainda com refrigeração por líquido.

Quanto a consumos, os Q8 assumem valores bastante comedidos para o nível de potência oferecido. O modelo menos potente tem um consumo médio anunciado de 2,6-2,8 l/100 km para emissões de 59-63 g/km de CO2 (consumo elétrico de 21.9-22.9 kWh/100 km), ao passo que a versão de topo consome entre 2,7-2,8 l/100 km, para emissões de CO2 de 62-63 g/km (consumo elétrico de 22.6-22.9 kWh/100 km).

O sistema de tração integral quattro utiliza um diferencial central com regulação mecânica, entregando 40% da potência ao eixo dianteiro e 60% ao eixo traseiro em condições normais, mas, em caso de necessidade, pode variar essa percentagem em até 85% para o eixo dianteiro ou até 70% para o eixo traseiro

A autonomia elétrica destas versões é de 47 quilómetros para o Q8 55 TFSIe quattro (59 no ciclo NEDC) e de 45 quilómetros no Q8 60 TFSIe quattro (56 no ciclo NEDC). Em ambos os casos, podem rodar em modo 100% elétrico até aos 135 km/h.

A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 5,4 segundos no Q8 mais potente com uma velocidade máxima limitada de 240 km/h, sendo este também o valor do Q8 de 381 CV, variando, porém, a aceleração dos zero aos 100 km/h, que é marginalmente mais lenta – 5,8 segundos.

Modos inteligentes

O Audi Q8 com tecnologia plug-in recorre aos modos de condução do sistema Audi drive select, com o modo ‘EV’ (elétrico) ativado por defeito, passando para o motor a gasolina quando o pedal do acelerador é pressionado além de um ponto específico, embora exista um modo específico ‘EV’ para forçar a condução sem emissões. O modo ‘Hybrid’, que é o principal, conta com três funções de operação: ‘Auto’ (o sistema gere o modo de condução mais eficiente), ‘Hold’ (a carga da bateria é mantida para uma fase posterior) e ‘Charge’ (primazia ao carregamento da bateria). Caso o modo ‘Auto’ esteja ativado e uma rota ativa do sistema de navegação, o sistema preditivo de gestão energética consegue ‘espalhar’ a utilização da carga da bateria de forma eficiente pelo percurso atendendo à geografia ou às condições do tráfego.

A travagem regenerativa faz parte dos atributos do Q8 TFSIe quattro nas duas variantes, podendo recuperar até 80 kW em travagem e contribuindo assim para a eficiência da viagem.

O Audi drive select oferece ainda sete modos de condução, entre ‘Comfort’, ‘Efficiency’, ‘Auto’, ‘Dynamic’, ‘Individual’,’Offroad’ e ‘Allroad’, com suspensão desportiva adaptativa de série na versão de topo (opcional no Q8 55 TFSIe quattro).

Quanto a carregamento, estes plug-in dispõem de capacidade de carregamento máxima de 7.4 kW, pelo que uma bateria completamente vazia pode carregar em cerca de duas horas e meia (por exemplo, com uma wallbox). Um cabo de carregamento Modo 3 para postos públicos é também oferecido de série, juntamente com um cabo para carregamento doméstico.

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