Espanha tem mais carregadores avariados do que Portugal tem a funcionar

19/11/2023

Em 2011, Portugal contava com apenas 5 postos públicos de carregamento rápido em todo o território, neste momento, de acordo com a Mobi.E, empresa responsável pela gestão e monitorização da rede de mobilidade de veículos elétricos, existem cerca de 7.251 pontos de carga espalhados por todo o país, dos quais 33% são carregadores rápidos. Números que, inclusivamente, colocam Portugal entre os cinco países europeus que têm mais de 10 carregadores por cada 100 quilómetros de estrada. O que não é suficiente para garantir que o ritmo de expansão da rede não ficará aquém do crescimento no número de elétricos em circulação, mas permite acreditar que o país não está a perder o comboio da eletrificação.

Se olharmos para a vizinha Espanha, por exemplo, tem cinco vezes o tamanho de Portugal e quase cinco vezes mais carregadores instalados, mas 26% não estão a funcionar.

De acordo com o último Barómetro da Eletromobilidade da ANFAC, atualmente em Espanha existem 25.180 pontos de recarga de acesso público operacionais, a que se soma 8.869 estações fora de serviço.

O estudo pode ser consultado aqui: ANFAC | España suma 8.869 puntos de recarga no operativos hasta septiembre, el 26% de la infraestructura total