Publicidade Continue a leitura a seguir

Fábrica da smart em França está a venda

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Daimler anunciou cortes drásticos nas despesas como forma de fazer face à crise financeira agravada nos meses de pandemia. Ola Kallenius, CEO do Grupo alemão, em declarações citadas pelo Automotive News, alertou para a urgência de implementar medidas ainda mais penalizadoras do que as previstas inicialmente, com o cancelamento imediato de projetos na área da condução autónoma e uma nova vaga ajustes salariais em cima da mesa.

De acordo com informação avançada pela Reuters, o consórcio também desenha um plano de reestruturação do sistema de produção, encontrando-se neste momento a negociar a venda da fábrica da smart em Hambach, na França, onde fabrica versões elétricas do fortwo.

A empresa pretende realocar a produção de França para a China, confirmando o acordo estratégico celebrado com a Geely para o desenvolvimento da próxima geração de veículos elétricos da gama smart a partir de 2022.

Apesar de existir inicialmente a garantia de que esta decisão não colocaria em causa a continuidade da fábrica de Hambach (indicada para receber modelo novo da gama EQ), a crise sanitária e financeira causada pela Covid-19 precipitou este desfecho. O objetivo da Daimler com a venda unidade francesa é otimizar a sua rede de produção global, com excesso de capacidade para a demanda de veículos atual.

A fábrica de Hambach abriu em 1997 e emprega 1.600 trabalhadores.