‘Ford v Ferrari’ está entre os nomeados para a 92.ª edição dos Óscares, e na categoria de Melhor Filme, ao lado de Joker e The Irishman.

Na lista de nove candidatos à estatueta dourada este ano está o filme de James Mangold, com Matt Damon e Christian Bale nos principais papéis, para recriar um dos momentos mais celebres da competição automóvel, com Henry Ford II e Enzo Ferrari como protagonistas.

O filme, baseado em acontecimentos reais, e que tem como cenário principal as 24 Horas de Le Mans de 1966, recupera os momentos em que Ferrari desistiu do acordo que estabelecia que a Ford iria assumir o controlo da marca, decisão que Henry Ford II levou… a peito. Ao ponto de querer tomar de assalto território dominado pelo emblema do puro-sangue.

As cenas realistas em pista estão entre os maiores elogios da crítica, sendo que a nomeação para o galardão de melhor filme não é a única atribuído a ‘Ford v Ferrari’ na edição deste ano dos Óscares. Michael McCusker e Andrew Buckland estão também na corrida para a melhor montagem, enquanto Don Sylvester concorre para o Óscar de melhor montagem de som.

Os premiados só serão conhecidos na cerimónia da madrugada do próximo dia 10 de fevereiro, mas Ford v Ferrari já tem no currículo uma vitória: é o primeiro filme sobre automóveis candidato ao prémio maior da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas, dos Estados Unidos.

Durante a sua carreira, Matt Damon conta com cinco nomeações para Óscares; Christian Bale ganhou o Óscar de Melhor Ator Secundário em ‘O Vencedor’, tendo também sido indicado para outras quatro estatuetas. Mas os dois estão afastados da corrida ao prémio de Melhor Ator, que não deverá fugir a Joaquin Phoenix, pelo seu papel em ‘Joker’.