Ford Mustang Boss 429, o especial de homologação para o NASCAR

06/03/2023

Os Ford Mustang Boss foram desenvolvidos com o maior secretismo possível, para que a General Motors não soubesse o que a sua rival estava a desenvolver. O nome veio quase que por acidente, pois o responsável do projecto, Larry Shinoda, quando lhe perguntavam o que estava a criar, ele respondia apenas the boss’s car, nascendo assim o Mustang Boss.

Enquanto o Mustang Boss 302, equipado com o motor V8 de 4,9L, serviu de homologação para o modelo competir no Trans-Am, o Mustang Boss 429 foi o especial de homologação para o NASCAR, vendido apenas entre 1969 e 1970, sendo considerado um dos mais raros modelos do Mustang, com um total de 1.359 unidades construídas, 859 produzidas em 1969 e 499 em 1970. No entanto, devido ao lançamento do Dodge Charger Daytona, o Mustang Boss 429 demonstrou não ser tão competitivo e a Ford optou por não o utilizar no NASCAR.

O motor V8 429 é derivado do 385, com cabeça em alumínio, câmaras de combustão semi-hemisféricas, cambota forjada, assim como as bielas. Este motor utiliza um circuito de refrigeração do bloco e da cabeça distintos, para assim eliminar os pontos quentes e com uma refrigeração mais directa, além da junta da colaça servir apenas para vedar os cilindros entre eles. Para a alimentação do carburante, o motor utiliza um carburador Holley 735 CFM de quadruplo corpo. A potência anunciada é de 380cv às 5.200rpm e 610Nm de binário às 3.400rpm, apesar que muitos motores originais foram testados na época e debitavam perto de 500cv em banco de potência.

O compartimento do motor do Mustang não era espaçoso o suficiente para acomodar o motor V8 429, assim a Ford contratou a Kar Kraft para efectuar as alterações necessárias nos Mustang Cobra Jet equipados com caixa manual de quatro velocidades. Na traseira foi adicionada um diferencial de relação 3.91 com autoblocante Traction-Lok.

Devido ao facto de a frente ser muito pesada, a bateria foi recolocada para a traseira e foi adicionada uma barra estabilizadora para limitar o adornar da carroçaria, sendo este o primeiro Mustang a receber uma barra estabilizadora. Foi também adicionado um radiador de óleo, assim como a entrada de ar no capo, regulada manualmente.

Cada Mustang Boss 429 tinha uma vinheta individual na porta do condutor com o código KK, que significa Kar Kraft, e quatro número que indicavam a produção, sendo o primeiro o 1201. A grande diferença entre os modelos de 1969 e de 1970 é que os do primeiro ano têm a entrada de ar pintada na cor do automóvel, enquanto que no segundo ano vinham pintadas de preto fosco.

Presente neste artigo está um Ford Mustang Boss 429 de 1970 a rara cor Grabber Green, disponível apenas no segundo ano e pintado em 52 exemplares. Quando foi encomendado originalmente, no concessionário Minar Ford, foram aplicados o Drag Pack e a suspensão de competição.No passado dia 26 de Janeiro foi levado a leilão, através de um evento organizado pela RM Sotheby’s no Arizona, sendo vendido por 280 mil dólares, cerca de 265 mil euros.