Funcionários da Tesla partilharam vídeos privados de clientes nos carros

09/04/2023

Imagens privadas e vídeos íntimos captados pelas câmaras dos veículos da Tesla terão sido partilhados online.

A Tesla é um verdadeiro fenómeno de popularidade e mediatismo, e quando não é notícia pela inovação ou pelos recordes de vendas e faturação, faz correr sempre muita tinta pelo seu envolvimento em polémicas. A mais recente está relacionada com o sistema de câmaras Sentry Mode que equipa os modelos da marca de Elon Musk, e que alguns funcionários da marca terão usado para partilha internamente vídeos privados captados pelos carros sem o conhecimento dos proprietários.

De acordo com a notícia avançada pela agência Reuters, antigos funcionários afirmaram que, entre 2019 e 2022, acederam e partilharam imagens de clientes em grupos, chats online e plataformas de comunicações individuais. Num dos depoimentos recolhidos por aquela fonte, um ex-empregado da Tesla referia que podiam ver os donos dos carros da marca “nas tarefas domésticas e em situações íntimas”. “Identificavam-se brinquedos, podíamos ver os seus filhos…”, acrescenta.

“Havia muito conteúdo do tipo que eu não quereria que ninguém visse, jamais!”, reconheceu outro dos entrevistados.

Alegadamente, era esta a forma encontrada por estes profissionais para “quebrar a rotina do trabalho”.

O sistema Sentry Mode da Tesla usa várias câmaras instaladas no veículo para vigiar tudo o que se passa em redor quando o carro está imobilizado num lugar de parque, mas permite igualmente a recolhe de imagens do habitáculo.

E, de acordo com os testemunhos recolhidos pela Reuters, até Elon Musk foi objeto de ‘fotos-espia’ através dos veículos que conduzia.