Publicidade Continue a leitura a seguir

Milhares de franceses na rua contra despedimentos na Renault

A

Publicidade Continue a leitura a seguir

Milhares de pessoas saíram à rua em protesto contra o anúncio da empresa, que pretende cortar 15.000 postos de trabalho.

 

O medo de perder o emprego terá falado mais alto para os muitos franceses que esta manhã, ignoraram as medidas de distanciamento social, e se reuniram num protesto numeroso frente ao edifício principal da fábrica da Renault em Maubeuge, no norte de França. Os manifestantes marcharam depois ao longo de cerca de seis quilómetros, até à câmara municipal da cidade.

O Grupo Renault anunciou, esta semana, um plano de redução de custos fixos, com vista a assegurar a competitividade da empresa a longo prazo.

O plano prevê um corte de dois mil milhões de euros nos próximos três anos, privilegiando a geração de cash flow e apoiando-se numa nova abordagem, mais eficaz, das atividades operacionais e numa rigorosa gestão dos recursos.

O plano prevê um ajustamento dos efetivos, através de medidas de reconversão, de mobilidade interna e de saídas voluntárias com uma duração de três anos. Em França, serão abrangidos cerca de 4.600 postos de trabalho, aos quais se adicionará a redução de mais outros 10 000 no resto do mundo.