Publicidade Continue a leitura a seguir

As mulheres que deixaram marca na história do automóvel

Fabrizia Pons (esq.) e Michèle Mouton, vitoriosas no Rali de San Remo, em 1981. Fazia-se história...
Bertha Benz Ainda longínquo ano de 1988, Bertha Benz, então com 39 anos, aventurou-se naquela que ficaria para a história como a primeira viagem de longa distância realizada aos comandos de um automóvel. De acordo com os registos da época, Bertha terá acelerado o motor de 2 cilindro e apenas 2,5 cv do Benz Typ 3, construído por Karl Benz, seu marido, ao longo de 106 km, entre Mannheim a Pforzheim, na Alemanha. Uma viagem dura, com algumas peripécias à mistura, mas que terá sido o ‘empurrão’ que faltava para o arranque do projeto de Benz.
Duquesa d’Uzès A Duquesa Anne d’Uzés terá sido a primeira mulher a ter licença para conduzir automóveis, no ano de 1898. Mas esta figura destacada da aristocracia francesa ficaria para história por ser também a primeira mulher a ser multada por conduzir em excesso de velocidade…
Mary Anderson Nascida no Estado norte-americano do Alabama, Mary Anderson ficou para história do automóvel como a criadora do limpa para-brisas. Em 1903 registou a patente do seu invento, que consistia numa lâmina de borracha presa a um braço metálico, movimentado a partir de uma haste no interior do veículo. A criação de Mary passa a ser equipamento obrigatório nos veículos nos Estados Unidos em 1916.
Madame Camille Du Gast A primeira mulher piloto da história é a francesa Camille Du Gast, que terá participado em 1901 no rali que ligou as cidades de Paris e Berlim, ao longo de 25 horas. Os registos históricos revelam que, apesar de partir do 122º lugar, Camille cruzou a meta na posição 33 da geral; em 19º na sua categoria.
Helene Rother Helene Rother, nasceu em 1908 na Alemanha, mas foi nos Estados Unidos que abraçou a carreira de designer automóvel, a primeiro no mundo. Rother entrou para os quadros da General Motors em 1943.
Maria Teresa de Filippis A italiana Maria Teresa de Filippis foi a primeira mulher a pilotar um Fórmula 1. Filippis participou em cinco corridas nos anos de 1958 e 1959.
Michèle Mouton Fenómeno de popularidade entre adeptos da modalidade, Mouton foi a primeira mulher a vencer uma etapa do Campeonato Mundial de Rali. Em San Remo, no ano de 1981, Mouton foi mais rápida ao volante de um Audi Quattro.
Danica Patrick A piloto de Nascar é também uma das mulheres mais bem-sucedidas na competição automóvel. Danica foi a primeira mulher a conquistar uma ‘pole position’ naquele campeonato. A norte-americana foi ainda a primeira mulher a vencer uma corrida na Fórmula Indy, em 2008.
Mary Barra Mary Barra foi a primeira mulher do mundo tornar-se presidente de um grande construtor mundial. A executiva de 58 anos é, desde 2014, CEO da ‘gigante’ General Motors.

Publicidade Continue a leitura a seguir

No Dia Internacional da Mulher revisitamos a história do automóvel para celebrar algumas das mulheres que fizeram a diferença em momentos fundamentais da indústria.

De Bertha Benz, com a decisão arrojada de se lançar naquela que terá sido a primeira viagem de longa distância aos comandos de um automóvel, a Michèle Mouton, a primeira mulher a vencer uma etapa do Campeonato Mundial de Ralis, são muitas as personalidades merecedoras de homenagem.