Nova marca do Vietname vai lançar SUV elétrico com 353 cv

23/11/2023

A grande ameaça às maiores referências europeias do setor automóvel vem, definitivamente, da China, mas do Vietname, o segundo maior exportador de arroz e de café no mundo, também irá surgir concorrência…!

Ainda desconhecido na Europa, o construtor de veículos elétricos fundado por Pham Nhat Vuong, o homem mais rico do Vietname, apresentou-se à Europa no salão automóvel de Paris, em 2018, então com dois modelos premium, uma berlina e um SUV, ambos com assinatura do reputado gabinete de estilo italiano Pininfarina.

Mas só agora os planos de expansão da marca asiática arrancaram efetivamente, com uma gama de veículos elétricos de nova geração. A marca conta com já centros de desenvolvimento na Europa, mais concretamente na Alemanha, onde pode arrancar a carreira comercial do VF7, provavelmente o seu automóvel mais promissor.

O VF 7 é um SUV elétrico com 4,54 metros de comprimento, sendo mais curto do que um BMW X1 cerca de 3,8 cm, mas oferecendo mais 14 cm entre eixos (total de 2,84 m).

No interior, apresenta um design minimalista, com sistema de infoentretenimento com ecrã de 12,9 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, Head-Up display e um grande teto panorâmico.

O VF 7 mais básico é equipado com bateria de 59,6 kWh, responsável por alimentar um motor elétrico que desenvolve 174 cv (130 kW) e 250 Nm, anunciando uma autonomia de até 375 km engtre carregamentos.

Além desta variante de entrada, o VF 7 Plus monta dois motores elétricos, um em cada eixo, para uma potência combinada de 353 cv (260 kW) e 500 Nm. com uma bateria maior, de 75,3 kWh, para até 431 km de autonomia.

O lançamento do SUV elétrico no mercado europeu ainda não foi confirmado, mas as primeiras entregas no mercado doméstico iniciam-se em janeiro de 2024, com preços a rondar os 38.000 euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.