Publicidade Continue a leitura a seguir

‘Road rage’ contra carros que andam sozinhos

Publicidade Continue a leitura a seguir

Homem atacou robô-táxi da empresa Cruise com um martelo, sem motivo aparente.

Os carros autónomos são vistos como parte de um futuro brilhante em que a tecnologia será parte de uma solução eficaz e avançada para acabar com a sinistralidade rodoviária, eliminando os erros de condução humanos, que são causadores de uma grande maioria dos acidentes de viação em todo o mundo, e tornando as estradas mais seguras.

Mas, ao que tudo indica, algo que nem os carros autónomos não vão poder solucionar são os episódios de ‘road rage’, o tipo comportamento agressivo ou violento na estrada, normalmente dirigido a um outro utilizador da via.

Que o diga o táxi-robô da Cruise que foi atacado à martelada numa movimentada artéria da cidade de São Francisco.

O atacante, mascarado, desferiu vários golpes diretamente nos módulos de sensores e radares instalados na carroçaria do veículo, com o intuito de anular o sistema de condução autopilotada, mas não ficou por aqui. O veículo ainda foi pintado com spray.

Enquanto não são apuradas as motivações que justificam este bizarro ato de vandalismo, um porta-voz da Cruise declarou: “Estamos profundamente preocupados com o comportamento demonstrado pelo indivíduo. Embora não houvesse ninguém no veículo no momento, a nossa prioridade é operar com segurança em todas as condições. Relatámos o incidente às autoridades e esperamos que eles consigam identificar os responsáveis ​​e responsabilizá-los.”

O ataque ficou gravado em vídeo: