Desnorteado, a afundar-se nas águas geladas do rio e sem conseguir localizar o seu telemóvel, só o mecanismo de voz da Apple tornou possível o pedido de socorro.

Numa altura em que cada vez mais se discute a importância da tecnologia na condução, chega-nos dos Estados Unidos um exemplo, no mínimo, inusitado. No estado do Iowa, nos Estados Unidos, quando conduzia a caminho da faculdade, Gael Salcedo embateu num obstáculo, perdendo o controlo do automóvel e acabando por despistar-se violentamente para as águas geladas do rio Winnebago.

Naquele momento de pânico e incapaz de localizar o seu telemóvel para proceder a uma chamada de socorro, o jovem automobilista de 18 anos teve a tranquilidade necessária para recorrer ao sistema Siri, a assistente virtual da Apple que funciona por controlo de voz, pedindo-lhe que ligasse para o número de emergência. E a tecnologia desempenhou o seu papel…

«Perdi o meu telefone e como não consegui encontrá-lo, e passei a gritar ‘Ei Siri, ligar para 911’. Quando o Siri começou a ligar, encontrei finalmente o meu telefone», explicou Salcedo a uma televisão local.

Isto numa altura em que, segundo comentou o jovem, o automóvel estava em vias de se afundar. «As minhas mãos estavam a congelar. Não conseguia mais sentir as minhas pernas. Estava lutando muito, e a água estava bem forte», relatou.

Com as indicações fornecidas, os bombeiros de Mason City conseguiram chegar rapidamente ao local para efetuar com sucesso o resgate da vítima.