Publicidade Continue a leitura a seguir

Tendências da mobilidade elétrica para os próximos anos

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Juice Technology, empresa multinacional líder em soluções de carregamento de veículos elétricos publicou uma previsão sobre as tendências da mobilidade elétrica para os próximos anos.

Em Dezembro de 2019, a União Europeia anunciou a sua intenção de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa provenientes dos transportes rodoviários em 90% até 2050, em comparação com 1990. Para atingir este objetivo, que faz parte do Acordo Verde Europeu, deve ser construída uma infraestrutura de carregamento eficiente para veículos elétricos. Por exemplo, até 2030 deverá ser construída uma capacidade de carga suficiente para automóveis e camiões a cada 60 km em cada direção ao longo da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T). O objetivo de um milhão de pontos de carregamento até 2025 parece, no entanto, bastante ambicioso, mas não menos necessário tendo em conta o rápido desenvolvimento da mobilidade elétrica.

Com este ambicioso objetivo no horizonte na Europa, a Juice Technology, empresa multinacional especializada em soluções de carregamento para veículos elétricos, e que começou a operar há pouco tempo em Portugal, identificou as tendências que irão condicionar a indústria da e-mobilidade a nível mundial nos próximos anos:

Para carregamento CA,o carregador trifásico de 11 kW está a tornar-se a solução mais comum na Europa: No lado do veículo, este tamanho de carregador de bordo é fácil de instalar e é suficiente para carregar completamente as baterias com 80 kWh ou mais durante a noite. Para instalações em garagens privadas, comunitárias ou públicas, esta classificação de potência oferece a melhor relação custo-benefício. Nos EUA serão ligações 40A/240V.

Para o carregamento por corrente contínua,a ligação CCS com uma capacidade de carga de até 350 kW é a norma em rotas de longa distância. Instalações de 50 a 100 kW são utilizadas na área de parques de estacionamento públicos, etc., em cidades ou pontos de interesse.

Portugal: mobilidade elétrica progride a bom ritmo

Segundo dados publicados pela Mobi.E, as vendas de automóveis elétricos aumentarem 49,1% em relação ao ano anterior. Por sua vez, o número de estações de carregamento da rede Mobi.E aumentou 66,5%.

A infraestrutura de carregamento também aumentou significativamente, atingindo agora 2.360 estações de carregamento, disponibilizando mais de 4.880 tomadas, o que se traduz numa taxa média de instalação de 18 estações de carregamento por semana.

No que diz respeito à infraestrutura de carregamento, é também de salientar o reforço da rede em termos de potência com o crescimento significativo do número de estações com uma potência superior a 22 kWh para 567 (+117%), o que levou a uma potência de 106,1 MW no total da rede, mais de 1,5 vezes superior aos níveis de potência exigidos pelo futuro pacote legislativo da União Europeia.

Christoph Erni, fundador e CEO da Juice Technology, diz: “Tendo em conta estes números tão positivos, é de se esperar que a percentagem de veículos elétricos cresça a um ritmo notável nos próximos anos, juntamente com o desenvolvimento de uma infraestrutura de carregamento cada vez mais robusta sob a égide da Mobi.E. Penso que é sensato afirmar Portugal se vai tornar num mercado muito relevante para a mobilidade elétrica na Europa e para o cumprimento das metas climáticas estabelecidas pela União Europeia”.