Chama-se Elonroad e é uma espécie de pista Scalextric em tamanho real que carrega a bateria de um carro elétrico em andamento, para nunca ter de parar.

Um consórcio sueco desenvolveu um sistema alternativo aos métodos de carregamento de veículos elétricos por indução, é um conceito inspirado nas populares pistas de corridas Scalextric e homenageia o fundador da Tesla, Elon Musk.

A Elonroad, assim se chama a infraestrutura de carregamento inalámbrico para veículos elétricos utiliza campos eletromagnéticos para transferir energia desde uma fonte de carga, como por exemplo uma placa instalada no piso, a um recetor incorporado no veículo.

Empresas como a Qualcomm, com o sistema Halo, em testes no Reino Unido, ou mesmo a BMW, que também trabalha num projeto-piloto de carregamento sem fios na Alemanha, estudam fórmulas para a democratização da tecnologia, que a partir de agora está acessível em alguns troços de estradas nas cidades suecas de Lund e Maristad.

As estradas eletrificadas da EVolutionRoad, construídas com o apoio do Ministério dos Transportes para os testes e a demonstração do sistema exclusivo de recarga das baterias em andamento, encontram-se numa fase experimental e obriga à preparação especial de cada veículo através da instalação de um dispositivo de rails no piso do carro e que permite que este se conecte com as faixas eletrificadas no asfalto, exatamente como sucede com as miniaturas da Scalextric.

Nos testes até ao momento, os engenheiros conseguiram obter recargas de até 300 kW em movimento, o que atesta a efetividade do sistema que prevê um método de pagamento online identifica o veículo, regista a energia utilizada e cobra automaticamente o valor usado.

Veja como funcionaria num Tesla com autonomia infinita: