Plataformas de carregamento sem fios domésticas ou em locais públicos, a exemplo do que acontece com os smartphones, podem eliminar um dos grandes inconvenientes dos elétricos.
Ao eliminar a necessidade de cabos e bases fixas, a tecnologia de carregamento por indução parece ser uma solução muito interessante para impulsionar a polarização de veículos elétricos. Diversos construtores estão a trabalhar afincadamente nesta tecnologia, nomeadamente a Mercedes e a BMW – há cinco anos que o construtor de Munique vende em alguns mercados o sistema Wireless Charging, por exemplo, no Série 5 (530e iPerformance PHEV), por 3200 € –, mas a sua adoção, ainda que lhe sejam reconhecidas muitas vantagens (desde logo a eliminação dos cabos), tem sido lenta e diminuta.
Num cenário mais futurista é viável pensar em estradas que recarregam veículos em movimento, até porque estão a ser realizados testes um pouco por todo o mundo, com especial incidência nos Estados Unidos, Suécia e Noruega. Numa dessas experiências, provou-se que um Toyota RAV4 PHEV poderia circular durante mais de 100 horas sem esgotar a sua pequena bateria de 18 kWh – o teste foi realizado numa pista circular equipada com uma plataforma indutiva.
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